Séries

Rick Grimes esconde segredo perturbador em The Walking Dead

O mundo de The Walking Dead está repleto de exatamente o que o título faria você acreditar, e mesmo assim Rick Grimes (Andrew Lincoln) encontra um número impressionante de sobreviventes ao longo de sua longa jornada.

Alguns deles se tornam amigos e aliados, ajudando Rick a prosseguir, a administrar o fardo da liderança ou a lembrar o que é ser humano.

Nem todo mundo que ele encontra são tão gentis, é claro. Afinal, “a sobrevivência do mais apto” leva algumas pessoas ao limite, tornando-as impiedosas, não importa quem sejam antes do apocalipse.

É por isso que Rick desenvolve três perguntas para julgar o caráter de uma pessoa antes de decidir se deve ou não interagir mais com ela. Primeiro: “Quantos zumbis você matou?”

Nem todo mundo mantém uma contagem exata, mas é uma boa maneira de ter uma ideia de como são capazes de se defender. Segundo: “Quantas pessoas você matou?”

As pessoas geralmente são mais perigosas do que os zumbis e, portanto, a terceira pergunta se baseia na segunda: “Por quê?”

É fácil mentir sobre isso, então descobrir se a resposta dada é verdadeira ou não é útil para Rick no longo prazo.

Clara (Kerry Condon) não é exceção às perguntas de Rick, embora as circunstâncias de seu encontro sejam mais únicas do que a maioria. E como um fã no Reddit aponta, a interação deles é mais significativa do que pode parecer à primeira vista.

Detalhe que diz muito sobre Rick

No início da quarta temporada de divisão de The Walking Dead, Rick está fora verificando suas armadilhas de caça quando ele conhece Clara. A mulher está tão esquelética que ele inicialmente pensa que ela é uma zumbi.

Ela prova o contrário conversando e pede que Rick a ajude a trazer de volta um javali próximo à morte para alimentar a si mesma e a seu marido Eddie.

Em vez disso, Rick lhe dá um sanduíche, mas concorda em ir falar com seu marido para ver se o casal terá permissão para se juntar ao grupo – depois de verificar se Clara tem armas, é claro. Ele descarta sua pequena faca como não sendo particularmente ameaçadora.

Clara conta a Rick sobre Eddie enquanto eles caminham pela floresta até o acampamento dela, de como ele era bom para ela, os sacrifícios que ele fez e as coisas que eles tiveram que fazer para sobreviver.

A essa altura, Rick já está familiarizado com essas coisas, então, quando Clara lhe pergunta se ele acha que a redenção é possível, tudo o que ele pode dizer é: “Espero que sim.”

É apenas uma maneira mais agradável de dizer “Não sei”, mas o fato é que Rick realmente não sabe. Se alguém lhe fizesse suas próprias três perguntas, a terceira exigiria muita explicação.

Independentemente disso, Clara finalmente leva Rick de volta ao seu pequeno acampamento – pouco mais do que uma tenda e alguns suprimentos espalhados.

As coisas aumentam rapidamente a partir daí: Rick descobre que Eddie é apenas uma cabeça decepada de zumbi, Clara tenta atacá-lo com a faca e ele a pega sob a mira de uma arma.

Rick seria comida para Eddie, Clara admite, mas ela também admite que não aguenta mais fazer isso, e se mata, insistindo que Rick a deixe virar zumbi para que ela possa ficar com seu marido.

Seu ato final é solicitar que Rick faça a ela as três perguntas que ele teria feito a ela e a Eddie.

Quantos caminhantes ela matou? “Eddie matou todos eles, até…”

Quantas pessoas ela matou? “Só eu. Só eu…”

Por quê? “Você não pode voltar das coisas.”

Alguns episódios depois, o Governador (David Morrissey) encena sua invasão da prisão que serviu de base para a festa de Rick, um caso brutal e sangrento que resulta na morte dolorosa de Hershel (Scott Wilson).

Com um tanque ao seu lado, o Governador explode a prisão, sem portas ou paredes capazes de resistir ao ataque. A cacofonia atrai todos os zumbis na área imediata, e logo os dois lados da batalha na prisão estão lidando com os mortos-vivos acima de tudo.

O que o fã no Reddit notou é que um desses zumbis não é outro senão Clara, o que significa que Rick honrou seu desejo de estar com Eddie, afinal.

Obviamente, o casal não está junto no sentido literal – Eddie ainda é apenas uma cabeça de zumbi, e Clara está vagando pela área. Mas em um mundo envolto em desespero, é bom pensar que as almas de Clara e Eddie estão finalmente em paz em algum lugar, graças a Rick.

Depois de perder a própria esposa, Lori (Sarah Wayne Callies), devido a complicações no parto, é fácil entender o que ele sente por Clara. Ele não poderia estar presente para a morte de sua própria esposa e ele vive mais que ela, então o pedido de Clara para que ele a deixasse virar zumbi é compreensível, mesmo que o assombre emocionalmente.

O relacionamento de Rick e Lori era um caso complicado no pós-apocalipse, então “reunir” Clara com Eddie também é uma espécie de reconciliação para ele. No piloto da série, Rick é colocado em coma no pré-apocalipse e acorda depois que os zumbis assumiram o controle.

Nesse ínterim, no entanto, Lori acredita que ele está morto e começa um relacionamento com Shane (Jon Bernthal), o melhor amigo de Rick. Ela está disposta a se reconciliar com Rick, mas ele mantém uma distância cuidadosa entre eles até a morte dela.

Vendo as coisas que Clara está disposta a fazer por Eddie mesmo após sua morte – por mais perturbadoras que possam ser -, Rick vicariamente dá ao amor uma segunda chance em deixá-la se tornar uma zumbi.

The Walking Dead retornará à TV com novos episódios em 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.