Séries

Serpente em trailer do final de Vikings esconde terrível significado

Quando o trailer da segunda metade da sexta e última temporada de Vikings foi lançado no início de dezembro, os fãs perceberam que a série estava pronta para abordar seus maiores sucessos.

Houve indícios de traição. Promessas de assassinato. Barbas e tranças extravagantes. Exércitos se reuniram frente a frente no campo de batalha. Serpentes marinhas gigantes. Intriga política.

Serpentes marinhas gigantes não são visões totalmente familiares. O público de Vikings ainda não viu nada parecido com a enorme cobra emergindo da água, aparentemente se preparando para devastar um navio norueguês.

Sua aparição no trailer é cortada junto com uma tomada de Ubbe (Jordan Patrick Smith) lutando para controlar um navio em uma tempestade, o que parece indicar que o monstro está de alguma forma conectado com sua busca para chegar à Terra Dourada no oeste, presumivelmente o continente norte-americano.

Dada a tendência do seriado para pesadelos e buscas de visão, parece improvável que a jornada de Ubbe realmente vá terminar em naufrágio por causa de uma serpente gigante. A verdadeira questão é o que a cobra gigante significa?

Pode ser apenas uma indicação de que Ubbe foi mais longe do que qualquer Viking antes dele, nas profundezas da parte “deve haver dragões” do mapa. Há também outra possibilidade mais provável de que a serpente seja simbólica.

Mau presságio

Como apontado pelo Screen Rant, a cobra pode ser representante de Jörmungandr, a Serpente Mundial, que na mitologia nórdica é um dos três filhos de Loki e uma giganta. A serpente foi lançada no oceano ao redor de Midgard por Odin, onde ficou tão grande que acabou circulando o globo e foi capaz de morder a própria cauda.

Esta imagem é uma reminiscência do verme Ouroboros, um símbolo muito mais antigo da circularidade, do infinito e dos ciclos naturais.

Ragnarok, a batalha final no fim do mundo na lenda nórdica, começa quando Jörmungandr solta sua cauda e emerge da água, espalhando seu veneno para envenenar o mar e o céu. Lá ele é dito para lutar contra Thor, e enquanto o deus do trovão consegue matar a cobra, o veneno logo oprime seu sistema e o mata.

Se a serpente do trailer pretende representar Jörmungandr, então isso não pode ser uma boa notícia para os anti-heróis escandinavos.

Terminar a série com a destruição literal do universo seria uma ideia totalmente contra histórica, então é mais provável que o monstro simbolize o fim de uma era – a virada de uma era.

Como um personagem entoa no início do trailer: “Talvez a Era de Ouro dos Vikings tenha acabado.”

Jörmungandr pode significar não o fim do mundo inteiro, mas o fim da Era Viking como a conhecemos. Isso, pelo menos, seria um pouco mais preciso historicamente.

Independentemente do significado exato da serpente marinha, o fim de uma era certamente acena para os fãs da série.

A viagem épica de Vikings finalmente chegará ao fim com o lançamento da segunda metade de sua última temporada, começando no fim de dezembro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.