Séries

Arrowverso faz revelações sobre Alfred e Coringa

Contém spoilers!

Batwoman voltou para sua segunda temporada, e o fez com muitas novidades. A série de sucesso da CW apresentou aos fãs uma super-heroína totalmente nova da DC Comics, quando Ryan Wilder (Javicia Leslie) começou sua jornada para assumir o papel de Batwoman.

Além do arco de Ryan, a série teve que lidar com a natureza de Kate Kane (Ruby Rose) saindo da série, e os vários enredos e momentos que viriam junto com isso. Isso culminou em uma cena crucial entre dois personagens da série – uma que fez referência a um dos maiores vilões da DC ao longo do caminho.

O episódio começou com uma abordagem bastante significativa do destino de Kate Kane, revelando que ela estava em um avião de National City que caiu no porto de Gotham.

Quando Ryan recuperou o traje de Kate e começou a vesti-lo, o outro personagem coadjuvante se debateu com o que poderia ter acontecido com Kate – e todos reagiram de maneira bem diferente.

Jacob Kane (Dougray Scott) tentou puxar seus recursos nos Corvos para descobrir o que aconteceu com Kate, enquanto Elizabeth Kane/Alice (Rachel Skarsten) ficou reticente sobre o fato de que não foi ela quem potencialmente matou Kate.

Isso culminou em um encontro entre Jacob e Alice, durante o qual Alice revelou a Jacob que Kate era a Batwoman. Jacob inicialmente se recusou a acreditar nesse fato, brincando sarcasticamente: “Sim, e eu sou o Coringa.”

O destino de Alfred

Além da referência ao Coringa, o episódio de estreia da segunda temporada de Batwoman revelou o status da versão do Arrowverso de Alfred Pennyworth, mordomo e pai adotivo de Bruce Wayne.

Embora referências tenham sido feitas a Alfred em episódios anteriores, isso marcou a primeira confirmação de que ele ainda estava vivo no Arrowverso.

Nomeado Alfred Beagle em sua primeira aparição em abril de 1943, Alfred, o Mordomo, faz parte dos mitos do Batman desde Batman #16.

Originalmente um personagem servo cômico com excesso de peso que Bruce Wayne e Dick Grayson tiveram que contornar para esconder suas atividades como Batman e Robin, Alfred foi retrabalhado em um personagem mais sério e útil com uma figura esguia e com um bigode elegante.

Histórias posteriores estabeleceram Alfred como um servo de longa data da família Wayne, que passou sua juventude servindo no MI6.

Ele também teria desistido de uma carreira promissora no palco do West End para honrar o desejo de seu pai moribundo de continuar a tradição de serviço da família, administrando as propriedades da classe alta como mordomo.

Esses detalhes informaram o histórico de Alfred em várias histórias e adaptações do Batman, como a série Pennyworth, com Alfred tendo muitas vezes vivido uma vida de aventuras antes de ensinar a Bruce Wayne tudo que sabia e ajudar em sua guerra contra o crime.

Batwoman fez referências passageiras à existência de Alfred Pennyworth, mas disse pouco antes sobre o mordomo do Batman. Seu primeiro nome foi revelado como a senha do Wi-Fi para a Torre Wayne na primeira aparição de Kate Kane no evento de crossover Elseworlds.

Sua filha, Julia Pennyworth, foi uma personagem recorrente durante a primeira temporada de Batwoman, que teria seguido seus passos para se tornar uma espiã do governo britânico. Julia confirmou que seu pai foi a primeira pessoa a descobrir que Bruce Wayne era o Batman e o primeiro a ajudá-lo a proteger Gotham City.

Também foi sugerido que Alfred ainda estava vivo quando Alice, reconhecendo Julia após tomá-la e Luke Fox como reféns, disse a Luke que “Alfie Pennyworth” teria que ir às compras de caixões se ele não obedecesse seus comandos e descriptografasse o diário de Lucius Fox.

“What Happened To Kate Kane”, o primeiro episódio da segunda temporada de Batwoman, revelou o destino de Alfred e seu paradeiro atual após um encontro fatídico entre Julia Pennyworth e o vilão Silêncio, que começou a se disfarçar de Bruce Wayne após um transplante de rosto arranjado por Alice.

Depois de falar com Jacob Kane como parte de um plano para trair Alice e entregá-la às autoridades, Silêncio encontrou Julia fora do escritório de Kane.

Surpresa ao ver Bruce, Julia perguntou se ele “ligou para a Águia” para que soubesse que estava vivo. Quando Silêncio pareceu confuso, Julia esclareceu a quem ela estava se referindo, dizendo: “Papai praticamente criou você.”

Quando Silêncio disse que ligaria para ele o mais rápido possível e esclareceria tudo, Julia acrescentou que seu pai estava “em casa em Glasgow” e que ainda vivia na “mesma casinha na floresta”.

Isso mais tarde foi revelado como um ardil da parte de Julia, quando ela contatou Luke Fox e Mary Hamilton para dizer a eles que Silêncio estava fingindo ser Bruce Wayne: um fato que ela confirmou após verificar as impressões digitais que Silêncio havia deixado em um vidro no escritório de Jacob Kane.

Julia disse que “Bruce” não reconhecer o antigo codinome de Alfred, “Águia”, a fez suspeitar, mas o fato de ele não piscar quando ela disse que Alfred era de Glasgow e morava na floresta confirmou que algo estava acontecendo. Luke confirmou que Alfred estava morando em um apartamento em Londres.

Embora isso confirme que a versão do Arrowverso de Alfred Pennyworth ainda está viva, essa informação levanta mais questões. Parece terrivelmente estranho para qualquer versão de Alfred abandonar a Mansão Wayne para se mudar para Londres, particularmente se ele estava preocupado com o destino de Bruce Wayne.

Parece mais provável que Alfred daria uma pausa de aposentadoria, mas, honestamente, estaria procurando no mundo algum sinal do homem que amava como um filho. Esperamos que um futuro episódio de Batwoman nos conte algo sobre as aventuras de Alfred, mesmo que não sejam mostradas na tela.

No Brasil, Batwoman é exibida pelo Warner Channel e pela HBO.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.