Netflix

Cobra Kai precisa parar de copiar anime para não fracassar na Netflix

Atenção! Contém spoilers de Cobra Kai.

Após fazer grande sucesso como uma das melhores séries originais do YouTube Red, Cobra Kai finalmente fez sua estreia na Netflix, e desde então vem conquistando o público brasileiro e se mantendo entre as séries mais assistidas da plataforma.

No derivado e continuação de Karatê Kid, Ralph Macchio e William Zabka reprisam seus papéis da franquia. Os épicos adversários retornam para o dojo, trinta anos depois dos eventos do torneio de 1984.

Johnny Lawrence (Zabka) busca por redenção ao reabrir o famoso dojo, reacendendo a rivalidade com Daniel LaRusso (Macchio), que luta pela manutenção do equilíbrio em sua vida sem a ajuda do mentor, Sr. Miyagi.

Segundo o site Screen Rant, a série está pecando por usar cada vez mais clichês de um famoso anime.

Confira abaixo tudo sobre essa história!

Cobra Kai ou Yu-Gi-Oh?

De acordo com a análise do site Screen Rant, Cobra Kai está se tornando cada vez mais parecida com Yu-Gi-Oh! – o que é um grande erro para a série da Netflix.

A terceira temporada leva a ação e o drama para novos níveis, mas ao fazer isso, se torna mais próxima de animes como Yu-Gi-Oh! O motivo? O karatê se tornou a resposta para qualquer conflito.

No famoso anime Yu-Gi-Oh!, o baralho dos Monstros de Duelo não é apenas um hobby ou brincadeira. O jogo é o esporte e profissão mais importante do mundo. Negócios, ataques terroristas, exames escolares, rancores – todos são resolvidos com jogos de cartas.

Em Yu-Gi-Oh! essa característica funciona muito bem. Outros animes como Pokémon, Bakugan e Beyblade usam o mesmo princípio: a existência de uma forma de competição abstrata, que se sobrepõe a todas as outras convenções sociais.

Em uma série como Cobra Kai, no entanto, o princípio não funciona. A produção começou como um drama relativamente realista, focado em conceitos como redenção e crescimento – não apenas em lutas de karatê.

Nas duas primeiras temporadas, o karatê apareceu principalmente como pano de fundo para dramas pessoais. Lutas aconteciam basicamente em competições ou disputas pessoais, e a maioria terminava de maneira pacífica.

A briga na escola no final da segunda temporada foi mais extrema, mas funcionou ao mostrar as terríveis repercussões para Miguel e Robby.

Na terceira temporada, o karatê acaba se tornando o “Duelo de Monstros” do universo de Cobra Kai.

De uma hora para a outra, o karatê não é mais uma simples arte marcial, mas uma solução para qualquer problema.

Robby foge da polícia? A solução é atacar bandidos com o karatê. Um senhorio tenta dar um cima de uma menor de idade? A solução é ameaçá-lo com karatê.

Até mesmo as ações de Kreese – que é literalmente um assassino – são resolvidas por um torneio de karatê. Nesse caso em especial, a polícia ou autoridades competentes deveriam ter sido alertadas.

A tendência de usar o karatê para resolver qualquer problema não torna Cobra Kai menos divertida – mas acaba destruindo o cuidadoso realismo da produção, segundo o Screen Rant.

A terceira temporada de Cobra Kai está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.