Séries

Cobra Kai redime o vilão mais mortal de Karatê Kid

Contém spoilers!

O rival que Daniel LaRusso sempre será mais associado é Johnny Lawrence, um valentão que aterrorizou Daniel no colégio antes de ser derrotado em um torneio júnior de artes marciais.

E embora essa rivalidade fosse reatada no início de Cobra Kai, passando pela série da Netflix como seu núcleo emocional, a 3ª temporada lembrou que alguém muito mais letal atormentou Daniel na trilogia do filme original e ressurgiu para negócios inacabados: Chozen Toguchi.

E enquanto Chozen e Daniel se encontram cara a cara novamente pela primeira vez em mais de trinta anos desde seu duelo fatídico, os velhos rivais encontram a única coisa que escapou de Daniel e Johnny de volta aos Estados Unidos: reconciliação total.

Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua, de 1986, fez com que Daniel e o Senhor Miyagi viajassem para a terra natal de Miyagi, Okinawa, depois que o venerável sensei do caratê soube que a saúde de seu pai estava piorando.

Chozen foi uma das primeiras pessoas que Daniel conheceu no Japão, imediatamente desenvolvendo uma antipatia intensa pelo artista marcial adolescente, que ficou ainda mais acalorada quando eles se confrontaram várias vezes em Tomi Village.

Humilhado por Daniel repetidamente e desonrado aos olhos de seu tio e sensei de caratê Sato, Chozen desafiou Daniel para uma luta até a morte, forçando o último a aceitar que Chozen mantinha a namorada de Daniel, Kumiko, sob uma faca. Daniel conseguiu sair triunfante, mas se recusou a executar Chozen quando seu rival foi deixado à sua mercê.

Décadas depois, e de volta a Okinawa durante uma viagem de negócios ao Japão, Daniel se reúne com Kumiko, que organiza um encontro entre Chozen e seu antigo oponente. Chozen está visivelmente assombrado por aquela luta brutal contra Daniel todos aqueles anos atrás, reagindo bruscamente no início.

No entanto, conforme os dois antigos rivais se reconectam e lutam um contra o outro em uma competição amigável no dojo privado de Chozen, fica claro que a animosidade profundamente arraigada por Chozen uma vez abrigou por Daniel diminuiu com o tempo enquanto ele ajuda a fornecer orientação a Daniel, tanto filosoficamente quanto com um rodada surpresa de treinamento de artes marciais para Daniel aprender novas técnicas… mas não antes de Chozen se divertir às custas de Daniel.

A redenção de um rival violento

A reconciliação sempre iludiu Daniel e Johnny. Os dois ficaram próximos em várias ocasiões ao longo das duas primeiras temporadas de Cobra Kai, mas sempre parece fora de alcance, já que as velhas tensões inevitavelmente explodem, levando-os a tomar times opostos repetidas vezes.

Ao longo da viagem de Daniel para Okinawa, ele e Chozen consertam as coisas e ajudam um ao outro durante o tempo juntos: Daniel ajudando Chozen a colocar para descansar seus sentimentos não resolvidos e demônios internos de seu último confronto, e Chozen transmitindo sabedoria e técnicas do Miyagi-Do para seu antigo rival.

A viagem de Daniel a Okinawa prova que velhas rivalidades podem definitivamente ser deixadas no passado, em forte contraste com sua rivalidade contínua com Johnny nos Estados Unidos.

Chozen é a única figura da adolescência de Daniel que tentou ativamente matá-lo, e até mesmo um ódio tão profundo finalmente deu lugar a uma amizade surpresa através do Miyagi-Do décadas depois.

A porta sempre é deixada para o retorno de Chozen, mas mesmo que esta seja realmente a última vez que ele e Daniel se veem, pelo menos a dupla encerrou sua contenda mortal de uma forma agradavelmente pacífica.

Cobra Kai é estrelada por William Zabka, Ralph Macchio, Courtney Henggeler, Xolo Maridueña, Mary Mouser, Tanner Buchanan, Jacob Bertrand, Gianni Decenzo, Peyton List e Martin Kove.

Todas as três temporadas de Cobra Kai estão disponíveis para transmissão agora na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.