Séries

Crossover esquecido de Os Simpsons esconde grande polêmica

Por anos, Os Simpsons evitou crossovers com outros desenhos animados, só mudando sua abordagem quanto a isso nos últimos tempos.

Há um grande motivo para isso ter acontecido. Ele está relacionado a, na verdade, o primeiro crossover que Os Simpsons teve com outra série de animação da televisão.

Muito pouca gente se lembra disso, mas o primeiro crossover que Os Simpsons teve aconteceu na sexta temporada, durante o episódio “A Star Is Burns”.

O crossover em questão foi com The Critic. A série de animação tinha alguns dos mesmos desenvolvedores de Os Simpsons, incluindo Al Jean, James L. Brooks e Mike Reiss.

Portanto, quando The Critic mudou da ABC para a Fox, o canal imaginou que seria ótimo popularizar o desenho animado integrando-o a Os Simpsons.

Foi o que aconteceu. Mas logo uma grande polêmica surgiu internamente na Fox.

Polêmico crossover

Escritores estavam descontentes porque acreditavam que The Critic e Os Simpsons não tinham nada em comum. Pressionado, Matt Groening até removeu seu nome dos créditos do episódio em questão.

Quem ficou ainda mais descontente foi James L. Brooks, que disse ao Los Angeles Times que havia sido criada uma “tempestade em copo d’água”.

“Estou furioso com Matt. Ele procurou todos os engravatados da Fox para reclamar disso.”

“Quando apresentamos a ideia de fazer um crossover de The Critic e Os Simpsons, ele exigiu algumas mudanças e nós fizemos.”

“Ele havia concordado com isso, mas divulgar uma história diferente para a imprensa é ir longe demais. Ele pode ser talentoso e adorável, mas é um ingrato e seu comportamento é péssimo agora.”

Foi por esse motivo que, para evitar polêmicas parecidas, Os Simpsons evitou crossovers por anos – até que, em 2014, os produtores aceitaram fazer um episódio especial com Uma Família da Pesada.

No Brasil, Os Simpsons está agora disponível no Disney+. Também é exibida regularmente na Fox.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.