Séries

Entenda como Game of Thrones foi parar em maior polêmica política dos EUA

O ex-prefeito da cidade de Nova York e apoiador de Donald Trump, Rudy Giuliani, está culpando Game of Thrones por inspirar seu discurso antes do ataque recente ao Capitólio dos Estados Unidos.

Giuliani disse a grupos de apoiadores de Trump em Washington, D.C. pouco antes do ataque: “Vamos fazer um julgamento de combate!” com legisladores democratas e funcionários eleitorais.

Giuliani disse ao repórter da Casa Branca do The Hill, Brett Samuels, que Game of Thrones inspirou seu discurso.

“Eu estava me referindo ao tipo de julgamento que aconteceu com Tyrion naquele documentário muito famoso sobre a Inglaterra medieval fictícia”, disse Giuliani. “Quando Tyrion, que é um homem muito pequeno, é acusado de assassinato.”

“Ele não cometeu assassinato, não pode se defender e contrata um campeão para defendê-lo.”

Tyrion Lannister (Peter Dinklage) invocou duas vezes “julgamento por combate” na série, primeiro quando foi julgado no Ninho da Águia na primeira temporada, e então novamente quando foi julgado na Fortaleza Vermelha na quarta temporada.

Embora Rudy Giuliani claramente tenha assistido Game of Thrones, não está claro por que ele se refere à série como “documentário”.

Polêmica nos Estados Unidos

Giuliani acrescentou que na verdade estava se referindo a um julgamento “entre máquinas” – aparentemente se referindo a máquinas de votação que a equipe de Trump alegou durante meses terem sido manipuladas contra ele.

“Meu discurso não incitou nenhuma resposta violenta da multidão”, acrescentou Giuliani. “Nenhuma.”

“A multidão não pulou dizendo: ‘Prenda-o, jogue-o na cadeia, vá para o inferno.’ Já ouvi palestras em que as pessoas se levantaram e diziam: ‘Prenda-o.'”

“Não foi uma parte emocional – não foi uma parte do discurso que inspirou emoção.”

Giuliani enfrenta uma possível expulsão da Ordem dos Advogados do Estado de Nova York por causa das citações. E, de acordo com o The New York Times, um grupo de ex-procuradores assistentes dos Estados Unidos afirma que os comentários de Giuliani contribuíram para a perda de vidas e danos infligidos ao país.

No Brasil, Game of Thrones está agora disponível no HBO Go.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.