Séries

Entenda por que olhos de Ivar mudam de cor em Vikings

O personagem de Vikings, Ivar, o Desossado, tem olhos azuis profundos que ficam ainda mais azuis quando ele está em perigo, uma característica proeminente com origens no mundo real. A série de televisão Vikings, inspirada nas sagas do lendário herói nórdico Ragnar Lothbrok, estreou em 2013 e recebeu elogios de fãs e críticos.

Em temporadas posteriores, a série mudou o foco para os filhos de Ragnar, principalmente Björn Ironside e Ivar, o Desossado. O filho mais novo de Ragnar e Aslaug, Ivar, o Desossado é apresentado na 2ª temporada e rapidamente se torna um dos personagens mais implacáveis ​​da série.

Embora seja uma continuação de um tema que começou com seu pai, os olhos azuis de Ivar geralmente têm um brilho único e distinto que adiciona uma camada de realismo ao personagem.

Ivar rapidamente se estabelece como um dos personagens mais cruéis da série, com um temperamento explosivo que frequentemente se manifesta em assassinatos brutais. Rotulado como louco por seus próprios irmãos, o desejo insaciável de Ivar pela guerra é inibido apenas por suas deficiências físicas.

Ele nasceu com osteogênese imperfeita, também conhecida como doença dos ossos frágeis, uma doença genética caracterizada por ossos frágeis que se quebram facilmente (daí o nome Ivar, o Desossado). Devido a esta doença, Ivar é aleijado e efetivamente condenado ao ostracismo da sociedade.

No entanto, Ivar, o Desossado, está destinado à glória como seu pai, um destino simbolizado por seus penetrantes olhos azuis. Mais do que um traço genético comum aos guerreiros escandinavos, os olhos azuis são um tema recorrente na série.

No entanto, há algo muito diferente nos olhos de Ivar.

Ivar, o Desossado, era um verdadeiro líder Viking que, segundo consta, sofria da mesma doença retratada na série de televisão. Isso influencia quase todos os aspectos do personagem, cujos olhos de cores exclusivas adicionam uma camada extra de realismo.

A esclera (parte branca) dos olhos de Ivar às vezes fica azul, intensificando a cor natural de seus olhos em um brilho distinto. O irmão de Ivar, Hvitserk, revela que quando essa mudança ocorre, como acontece antes da batalha na temporada 6 de Vikings, significa que Ivar está em grande perigo de se machucar.

A esclera azul é um sintoma da osteogênese imperfeita de Ivar, e está estabelecido que quanto mais azuis seus olhos, maior o risco de quebrar os ossos. Ivar costumava perguntar a seus irmãos quão azuis eram seus olhos pela manhã, para determinar se era seguro lutar naquele dia.

Sinal de perigo

Embora a aparência física de Ivar seja mais do que apenas a continuação de um tema, há um paralelo traçado entre seus olhos azuis e os de seu irmão, Ubbe Ragnarsson. Ubbe viaja para a América do Norte na 6ª temporada, onde entra em contato com o povo indígena Mi’kmaq.

Para Mi’kmaq, os olhos azuis de Ubbe significam perigo. Nunca é explicado exatamente por que eles pensam isso, mas certamente não tem nada a ver com osteogênese imperfeita, já que Ubbe não sofre da doença.

Os olhos azuis de Ubbe podem ser uma conexão temática com as ambições de seu pai, Ragnar, uma conexão que Ivar também compartilha.

A esclera azulada não é um sintoma de todas as pessoas com osteogênese imperfeita, mas é uma maneira realista, além de dramática, de descrever a doença óssea genética de que Ivar, o Desossado, sofre. Vikings estabeleceu que quanto mais azul os olhos de Ivar, maior o perigo de se machucar.

Isso é usado para um efeito dramático, talvez de forma mais eficaz na 6ª temporada de Vikings, quando os olhos de Ivar começam a mudar antes da batalha. Isso seria um aviso claro para qualquer personagem racional que busca preservar a vida, mas Ivar não permite que nada se interponha entre ele e a fama que ele tanto deseja, nem mesmo a morte.

No Brasil, Vikings está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.