Séries

Erro famoso de Os Simpsons é enfim explicado; confira

Os Simpsons já existe há tempo suficiente para não estar a salvo de buracos na trama, e os que incomodam os fãs há anos são aqueles relacionados à idade dos personagens. Os membros da família Simpsons não são os únicos cujas idades são inconsistentes, já que também há uma lacuna na trama em relação a Rod e Todd Flanders e quem é o mais velho.

Criada por Matt Groening, Os Simpsons começou como uma série de programas animados no The Tracey Ullman Show e, após três temporadas, foi desenvolvida como uma série de meia hora no horário nobre, com estreia na Fox em 1989.

Desde então, milhões de telespectadores seguiram as aventuras diárias da família Simpsons na cidade fictícia de Springfield, ao lado de alguns de seus amigos mais próximos e também de alguns inimigos, como Sideshow Bob e Mr. Burns. Bem ao lado da casa dos Simpsons está a família Flanders, composta por Ned e Maude Flanders e seus filhos Rod e Todd, que são o completo oposto de Bart, Lisa e Maggie Simpson.

Assim como Ned, o resto de sua família é muito dedicado ao cristianismo e à igreja, a ponto de Rod e Todd terem uma criação e educação muito diferente do resto das crianças em Springfield (por exemplo, eles nunca assistiram Comichão e Coçadinha até Bart e Lisa morarem com eles). Mas uma coisa que eles têm em comum com os Simpsons é que as idades de Rod e Todd são bastante inconsistentes.

Está implícito que Rod é o filho mais velho de Ned e Maude devido à sua aparência, já que ele é mais alto que seu irmão, mas em vários episódios, foi sugerido ou mesmo dito diretamente que Todd é o mais velho, apesar de ser mais baixo e mais infantil em aparência. No episódio “Dead Putting Society” da 2ª temporada, o comentarista diz que Todd tem 10 anos, e na 7ª temporada, em “Bart Sells His Soul”, os Flanders celebram o aniversário de 10 anos de Rod, e dado que os personagens de Os Simpsons não deveriam envelhecer, isso significaria que Rod e Todd têm 10 anos ou pelo menos há uma pequena diferença de idade entre eles.

No entanto, em “Homer Badman” da 6ª temporada, entre as correções feitas pelo programa de TV Rock Bottom está a afirmação de que “o menino mais velho de Flanders é Todd, não Rod”.

Confusão sobre os irmãos

Mais tarde, no episódio da 8ª temporada “My Sister, My Sitter”, Lisa conta a Rod e Todd uma história sobre um robô chamado Todd que tinha um irmão chamado Rod, que era dois anos mais velho que ele. Levando em consideração a celebração do aniversário de 10 anos, isso significaria que Rod tem 12 anos, mas há ainda outra inconsistência trazida por um dos muitos flashbacks que Os Simspons teve.

Na temporada 4, durante o episódio “Lisa’s First Word”, os dois filhos de Flanders nasceram antes de Lisa, que na linha do tempo atual tem oito anos de idade. Agora, Bart tem 10 anos e Todd parecia ser mais jovem que Bart.

Por outro lado, o site oficial da série afirma que Todd “é o membro mais jovem e mais impressionável do clã Flanders feliz”, ainda que outros meios de comunicação e o próprio programa afirmem o contrário.

Embora esse tipo de erros em desenhos animados, especialmente aqueles que já existem há anos, sejam comuns e possam ser atribuídos às muitas liberdades que os programas animados trazem e aos erros do escritor, as inconsistências nas idades de Rod e Todd têm uma explicação diferente. Nos comentários do DVD para o seriado, os escritores conversaram sobre não terem certeza de qual garoto de Flanders era Rod e qual era Todd, abrindo caminho para muita confusão.

Além disso, os escritores durante as primeiras temporadas de Os Simpsons tinham diferentes mnemônicos para identificar o irmão mais alto e, portanto, mais velho: enquanto alguns acreditavam que Todd começava com T e era mais alto, outros viam que Rod era longo como uma vara e muito mais alto que o irmão dele. Embora o buraco no enredo da idade de Rod e Todd não afete seus arcos nem os da família Simpsons, é um exemplo engraçado de escritores e espectadores confusos sobre qual garoto de Flanders é quem e, portanto, quem é o mais velho.

No Brasil, Os Simpsons está agora disponível no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.