Séries

Fãs de Harry Potter criticam série no streaming; veja o motivo

Vários meios de comunicação souberam de uma série de Harry Potter em desenvolvimento no HBO Max, mas a resposta imediata de muitos fãs foi de indignação com a autora J.K. Rowling.

Rowling tem um histórico de transfobia que só aumentou nos últimos anos, fazendo com que muitos fãs virassem as costas ao seu trabalho. Muitos juraram não assistir a nenhum trabalho novo que a beneficiaria financeiramente.

Rowling tem falado contra os direitos das pessoas trans nos últimos anos, e só dobrou essas posições, mesmo quando os fãs estão decepcionados com elas.

Em 2020, a autora postou um longo ensaio em seu site defendendo suas posições e citando alguns dados errôneos por seu medo de que os direitos das pessoas trans colocassem em perigo as mulheres cisgênero.

Muitos fãs tinham isso em mente quando ouviram que uma nova série de Harry Potter de algum tipo está em desenvolvimento no HBO Max, de acordo com um relatório da Variety. Eles também lembraram que Rowling não pode ser financeiramente independente da franquia.

Reação negativa

Rowling criou uma sensação global como raramente é vista por uma única escritora. Dos livros aos filmes e muito mais, Harry Potter rivaliza facilmente com propriedades intelectuais como Marvel Comics ou clássicos da Disney.

O que diferencia Harry Potter, no entanto, é que Rowling manteve um controle rígido sobre a franquia tanto criativa quanto financeiramente.

Portanto, os fãs estão cientes do fato de que qualquer apoio a uma série de Harry Potter apoiaria a própria Rowling, permitindo-lhe continuar apoiando sua polêmica agenda anti trans.

Alguns argumentam que as palavras de Rowling também têm um peso real, como em setembro de 2020, quando o governo britânico decidiu não mudar sua Lei de Reconhecimento de Gênero para ser mais trans-inclusiva.

Ainda assim, muitos fãs acham difícil abandonar totalmente uma franquia que apareceu tão fortemente em sua infância. Com um novo projeto de Harry Potter supostamente no horizonte, a reação contra Rowling pode em breve chegar ao auge.

No Brasil, os filmes de Harry Potter estão agora disponíveis no HBO Go.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.