Séries

Piada esquecida de Os Simpsons é a mais sombria da série; veja

Os Simpsons, apesar de ter elementos de desenho animado consistentes e valores familiares profundos, também está cheia de piadas genuinamente sombrias e deprimentes.

Enquanto alguns se concentram na atitude derrotista de Springfield, outros podem carregar uma bagagem extremamente sombria com eles – especialmente dada a história do residentes de Springfield. No entanto, a piada mais sombria da série, que aconteceu na temporada 19, “Papa Don’t Leech”, é na verdade uma referência a Família Soprano da HBO.

“Papa Don’t Leech” começa com Homer e Vovô Simpson dirigindo em uma noite escura. Vovô está ao volante e os dois homens brigam como sempre.

Vovô logo se distrai mudando a música do carro e não está prestando atenção na estrada, que é quando eles encontram Patty e Selma dirigindo na direção oposta. O carro dos Simpsons é forçado a sair da estrada e descer uma colina, batendo no fundo. Embora Homer não esteja ferido, Vovô está gravemente ferido.

Piada sombria

Homer vai ligar para o 911 – até que Vovô aponta que vai exigir assistência 24 horas e atenção de Homer no futuro.

Homer desliga o telefone e calmamente coloca a mão na boca e no nariz de Vovô. As tentativas de Vovô de se libertar ficam cada vez mais fracas até que ele morre. Homer então acorda – revelando a Lisa que estava tendo um sonho “maravilhoso” e dizendo melancolicamente que sempre acorda antes da parte boa.

Nominalmente, o momento é uma referência a Família Soprano. Na sexta temporada do drama policial da HBO, o protagonista Tony Soprano se encontra em uma situação semelhante à de Homer e Vovô com seu “sobrinho” viciado em drogas e potencial herdeiro criminoso, Christopher Moltisanti.

Depois de várias temporadas de drama entre os dois, Christopher fica gravemente ferido em um acidente de carro. Decidindo que ele está farto dele, Tony aproveita a oportunidade para tapar as narinas de Christopher, sufocando-o da mesma forma que Homer faz com Vovô.

É um momento chocantemente sombrio para Homer, mas também acompanha o relacionamento cruel que ele teve com seu pai. A crueldade e pobreza casual de Vovô – apenas exasperada quando a mãe de Homer o deixou – deixou-o com cicatrizes emocionais das quais ele ainda está lidando.

Por outro lado, Homer provou ser consistentemente negligente com seu pai, chegando ao ponto de abandoná-lo na mesa de operação na 9ª temporada de “Homer Simpson in: ‘Kidney Trouble'”. Enquanto os dois demonstraram amor um ao outro, eles também foram retratados como tendo um grande desprezo mútuo.

Este momento leva essa aversão ao extremo, no entanto, com Homer admitindo que aparentemente tem esse sonho repetidamente e não considera o ato de matar seu pai um cenário de pesadelo.

Em vez disso, Homer vê esse ato como algo agradável. O resto do episódio – que mostra o retorno de Lurleen Lumpkin e uma aparição especial das Dixie Chicks – não faz menção ao momento novamente. Ainda assim, esta referência a Família Soprano é um dos momentos mais surpreendentes e assustadores de toda a jornada de Os Simpsons.

No Brasil, Os Simpsons está agora disponível no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.