Netflix

Quem é Idun? Conheça a verdade sobre deusa de Vikings

Atenção! Contém spoilers da temporada final de Vikings!

Vikings chegou ao fim! A saga de Ragnar Lothbrok e seus filhos emocionou fãs com o lançamento dos últimos episódios, que chegaram à Netflix no último dia de 2020.

Como uma das produções de época mais populares da atualidade, o cancelamento da produção surpreendeu muita gente. A sexta temporada foi anunciada como a última ainda em 2019.

A série ainda deve ganhar um derivado no futuro, possivelmente produzido pela Netflix. Mesmo assim, alguns fãs continuam revoltados com o fim de Vikings.

A reta final de Vikings contou com várias referências à mitologia nórdica, e uma das mais interessantes aconteceu no episódio “The Last Straw”.

Confira abaixo tudo sobre a Deusa Idun!

Idun em Vikings

A aparição de Idun causa uma mudança radical na trama de Hvitserk, um dos filhos de Ragnar. O personagem estava pronto para desistir da vida quando se deparou com a presença da divindade.

Hvitserk passou por poucas e boas nas temporadas mais recentes de Vikings. Sofrendo com o estresse pós-traumático da morte de sua amada, o guerreiro passou a se consolar com a bebida.

Em um estado de transe, Hvitserk acabou matando Lagertha, confundindo a mãe de Bjorn com uma imagem de Ivar.

Após quase ser executado por Bjor, Hvitserk é expulso de Kattegat e reencontra Ivar no império dos Rus. Os dois retornam à cidade natal após a derrota do Príncipe Oleg, e Hvitserk passa a refletir sobre seu passado e futuro.

No túmulo de Bjorn, Hvitserk lembra de todos seus pecados e chega à conclusão de que sua vida não tem importância. É nesse momento que o filho de Ragnar recebe a visita da deusa Idun.

Idun assume a forma de uma bela mulher, que afirma ter acompanhado toda a vida de Hvitserk. Os dois passam uma eletrizante noite de amor juntos, e na manhã seguinte, a deusa desaparece.

Hvitserk tem sua culpa lavada pela chuva, e começa um arco completamente diferente na reta final.

A Deusa Idun

Idun (Iðunn no idioma nórdico original) é a deusa da juventude, conhecida por guardar as Maçãs da Vida Eterna, consumidas por todos os deuses de Asgard.

Lendas nórdicas lembram de uma interação importante entre Idun e Loki. O Deus da Trapaça consegue atrair a deusa para fora de Asgard, prometendo um tipo diferente de maçã.

Após Idun deixar o Reino dos Deuses, os asgardianos começam a envelhecer e decair. Os poderosos rapidamente descobrem que Loki está por trás do sumiço da deusa e perseguem o vilão.

O nome Idun significa “jovem para sempre” ou “rejuvenescer” em antigas línguas nórdicas. A deusa também é identificada com o conceito da fertilidade da terra.

Na mitologia nórdica, Idun é também a esposa de Bragi, o deus da poesia e da música.

Embora seja normalmente identificada com o conceito de generosidade e nutrição, Idun também tem um lado obscuro. A deusa controlava a juventude dos asgardianos, e podia se negar a fornecer as Maçãs da Vida Eterna caso se sentisse ofendida.

Na temporada final de Vikings, Idun é interpretada pela atriz britânica Jerry-Jane Pears (The Royals).

Os últimos episódios de Vikings estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.