Séries

Veja os significados dos nomes dos personagens de Vikings

Vikings chegou ao fim! A saga de Ragnar Lothbrok e seus filhos emocionou fãs com o lançamento dos últimos episódios, que chegaram à Netflix no último dia de 2020.

Como uma das produções de época mais populares da atualidade, o cancelamento da produção surpreendeu muita gente. A sexta temporada foi anunciada como a última ainda em 2019.

A série ainda deve ganhar um derivado no futuro, possivelmente produzido pela Netflix. Mesmo assim, alguns fãs continuam revoltados com o fim de Vikings.

A produção sempre foi marcada por suas referências históricas. Confira abaixo o significado dos nomes dos principais personagens da série!

Ragnar Lothbrok

Ragnar Lothbrok é uma lendária figura nórdica, cujas aventuras misturas registros históricos e lendas mitológicas.

“Ragnar” é um nome germânico composto de dois termos da Velha Língua Nórdica: “ragin” – que significa “conselho” – e “hari”, que quer dizer “exército”. A palavra também é associada aos termos “guerreiro” e “julgamento”, principalmente devido à conexão com o Ragnarok, o Apocalipse da mitologia nórdica.

Lagertha

A história da Lagertha de Vikings foi descrita pela primeira vez em Gesta Danorum, uma obra do século XI produzida pelo estudioso cristão Saxo Grammaticus.

O nome registrado por Saxo no 9º volume de seu livro é “Lathgertha”, provavelmente uma versão latinizada da nomenclatura nórdica “Hlaðgerðr”. O termo nórdico “Hlaðgerðr” é a junção das palavras “Hlað” e “Gerðr”, que significam respectivamente “tecer” e “proteção”.

Rollo

O irmão de Ragnar deixou o elenco principal de Vikings na quarta temporada, mas é considerado até hoje um dos personagens mais icônicos da série.

O nome “Rollo” é presumidamente uma latinização da nomenclatura germânica “Hrolf”, que por sua vez é uma contração do termo “Hrodwulf”, que mistura “hrod” (renome) e “wulf” (lobo). Muitas fontes afirmam também que Rollo significa simplesmente “lobo”.

Floki

Interpretado por Gustaf Skarsgard, Floki rapidamente conquistou o coração dos fãs com seu temperamento irreverente, curioso e cheio de misticismo.

“Floki” é possivelmente uma homenagem ao deus nórdico Loki, chamado por muitos de “o Deus da Trapaça”. Como fãs da Marvel já sabem, Loki era conhecido por enganar companheiros e inimigos na busca da realização de seus próprios objetivos.

Bjorn Ironside

Após a morte de Ragnar, Bjorn se tornou um dos personagens mais importantes de Vikings, assumindo as funções do pai no controle de Kattegat e outros territórios.

O nome “Bjorn” tem origem finlandesa e significa “urso”. “Ironside” não é um sobrenome, mas sim uma alcunha garantida por Bjorn após inúmeras batalhas. O apelido é traduzido na maioria das vezes como “Braço de Ferro”.

Ivar

O filho mais novo de Ragnar é também o mais sinistro dos herdeiros do Viking. Embora tenha algumas das qualidades do pai, Ivar é conhecido principalmente por sua crueldade e violência.

O nome “Ivar” é originário da Escandinávia e possui várias possíveis etimologias. Por exemplo, o nome pode ser formado por “ýr” (teixo – uma espécie de árvore) e “arr” (que vem de “hari” e significa “guerreiro”). A segunda sílaba também pode ter se originado de “geir” (lança) ou “var” (protetor).

Ubbe

Dos filhos de Ragnar, Ubbe é o mais sensível e inteligente, herdando as principais qualidades do pai e evitando os defeitos do patriarca.

O termo “Ubbe” pode ter várias origens e significados. Linguistas acreditam que o nome é um diminutivo de “Úlfdr”, “Wolfhard” ou até mesmo “Urbanus”, podendo assim ter uma origem germânica, nórdica ou latina.

Hvitserk

Hvitserk é um nome bastante misterioso. O contexto da nomenclatura é desconhecido, principalmente em relação à trama da série.

“Hvítserkr” significa literalmente “camisa branca”, algo que não se relaciona especificamente com o personagem de Vikings.

A temporada final de Vikings está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.