Séries

Barba do Superman causa controvérsia na DC

Os super-heróis com barbas existem há muito tempo nas histórias em quadrinhos e programas de TV, mas só entraram na moda no cinema nas últimas duas décadas.

Obviamente, havia super-heróis em live-action com pelos faciais antes de 2000, mas na maioria das vezes as versões para as telas de combatentes do crime como Batman e Superman eram geralmente barbeadas até aquele ponto.

No entanto, as reações ao Clark Kent de Tyler Hoechlin com a barba por fazer em um pôster recente da série de TV Superman & Lois da CW ilustram o quão polêmico o tópico de “super-herói com barba” ainda é até hoje.

No mundo dos quadrinhos, o Homem de Aço provou ser capaz de deixar a barba crescer desde pelo menos o final dos anos 1950. No começo, ele ocasionalmente teria ajuda para se barbear, como quando ele fez Supergirl e Krypto, o Supercão usarem sua visão de calor para aparar sua barba em Superman #139 dos anos 1960.

No entanto, nas décadas desde a minissérie de quadrinhos de John Byrne em 1986, O Homem de Aço, Clark normalmente se manteve barbeado refletindo sua própria visão de calor em um espelho.

Além do mais, o visual de um Superman com a barba por fazer às vezes carrega uma conotação negativa; mais notavelmente, sua persona malvada em Superman 3 de 1983 tem pelos faciais visíveis.

Controverso tópico

Clark finalmente conseguiu uma barba no cinema no filme de Zack Snyder, O Homem de Aço, de 2013, no qual o promissor Superman foi mostrado com pelos faciais adequados no início de sua jornada. Claro, Clark estava barbeado bem antes do final do filme e permaneceu assim no DCEU desde então.

Infelizmente, porém, o compromisso da franquia em manter o super-herói da DC livre de pelos causou problemas quando o ator de Superman Henry Cavill teve que ter seu bigode removido digitalmente durante as refilmagens em Liga da Justiça de 2017.

Como resultado, o personagem da DC teve uma aparência estranha em grande parte do corte de cinema do filme.

O momento da confusão de Liga da Justiça foi ainda mais irônico, dada a crescente prevalência (e popularidade) de super-heróis na tela com pelos faciais naquela época.

No MCU, Pantera Negra revelou sua barba arrumada um ano antes em Capitão América: Guerra Civil de 2016, enquanto Thor e Homem de Ferro do MCU sempre tiveram alguns pelos faciais.

Da mesma forma, Aquaman do DCEU revelou sua barba espessa em 2016 em Batman vs Superman: A Origem da Justiça e, apenas um ano depois de Liga da Justiça, o Capitão América estreou sua amada barba em Vingadores: Guerra Infinita.

Por mais que a barba evoque um senso geral de masculinidade, ela passou a servir a um propósito importante de narrativa no cinema de super-heróis.

Embora a barba de Aquaman seja representativa de suas maneiras indisciplinadas e atitude solitária no DCEU, ela também cria um contraste claro entre ele e seu meio-irmão Orm, que reflete seus princípios diferentes.

Em outro lugar, a barba de Thor evoluiu ao longo de suas aparições no MCU, tornando-se mais volumosa e desleixada à medida que acumulava traumas e amadurecia ao longo de suas aventuras.

A barba de Cavill de O Homem de Aço era similarmente uma metáfora visual de onde o personagem estava emocionalmente naquele ponto de sua jornada pessoal.

Isso nos traz de volta ao Homem de Aço de Hoechlin em Superman & Lois e por que sua barba por fazer causou um pouco de comoção.

Colocar pelos faciais em um super-herói é agora reconhecido como uma escolha estética deliberada que diz algo sobre o personagem; como tal, o fato de o Kal-El de Hoechlin ter uma barba por fazer sugere que ele pode se aproximar do Superman de Zack Snyder em seu seriado, o que alguns consideram uma direção questionável para a série.

Ainda assim, a mera visão de pelos faciais em super-heróis passou a simbolizar coisas diferentes ao longo do tempo, então é possível que seu significado mude mais uma vez com Superman & Lois.

Superman & Lois é estrelada por Tyler Hoechlin, Elizabeth Tulloch, Dylan Walsh, Alex Garfin, Jordan Elsass, Emmanuelle Chriqui, Inde Navarrette e Wolé Parks.

A série da DC estreia em 23 de fevereiro, nos Estados Unidos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.