Conheça as reais bruxas por trás de O Mundo Sombrio de Sabrina

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Mundo Sombrio de Sabrina trouxe uma abordagem mais obscura para a clássica personagem dos quadrinhos.

Com isso, alguns elementos ficaram mais destacados, como a cultura das bruxas. Muito disso foi baseado em lendas e histórias da vida real, aliás.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Por exemplo, na primeira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, durante a cena do exorcismo do Tio Jesse, Sabrina e seus colegas fazem referência a um número de bruxas.

Muitas delas são conhecidas na vida real. O Grunge divulgou um artigo em que revelou detalhes interessantes de algumas dessas bruxas por trás de O Mundo Sombrio de Sabrina.

Bruxas da vida real

Algumas das bruxas mencionadas em O Mundo Sombrio de Sabrina são deusas antigas.

Hécate é uma delas. Com uma história bem mais complexa que outras deusas gregas, ela é geralmente associada a encruzilhadas, limiares, animais noturnos, lua e magia.

Por suas conexões com o submundo e com a noite, ela era uma deusa incomum que era propiciada com ofertas proibidas a outros adoradores, sendo venerada por bruxas modernas até hoje.

Outro bom exemplo de deusa antiga associada à bruxaria em O Mundo Sombrio de Sabrina é Ártemis. No entanto, nesse caso, a conexão com o submundo não é tão forte quanto no caso de Hécate.

Outras bruxas fazem parte do folclore, como é o caso de Black Annis.

Esta bruxa assustadora é geralmente imaginada com um rosto azul e grandes garras. Como uma espécie de “bicho-papão” do folclore inglês, ficou conhecida como a “bruxa devoradora de crianças”.

Há também, é claro, aquelas bruxas que foram pessoas reais, como Sybil Leek e Mary Bradbury.

Leek era uma autodeclarada bruxa inglesa que também trabalhou como astróloga, ocultista e escritora. Ela teve grande importância para essa cultura, escrevendo dezenas de livros sobre bruxaria.

Já Bradbury foi uma bruxa de Salem mais antiga que acabou sendo condenada à morte, mas conseguiu escapar da sentença até que seus julgamentos foram desacreditados, morrendo bem mais tarde aos 85 anos de idade.

O Mundo Sombrio de Sabrina está agora disponível na Netflix. A série foi criada por Roberto Aguirre-Sacasa, que também desenvolve Riverdale.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio