Netflix

Especialista se irrita com O Gambito da Rainha na Netflix; veja por que

A Netflix dominou os anúncios de indicações para o Globo de Ouro de 2021, com 22 nomeações nas categorias de filmes e 20 nas de séries. The Crown, Ratched, Hollywood e Emily em Paris estavam todas entre algumas das indicadas.

Mas foi o maior sucesso da Netflix em 2020, O Gambito da Rainha, que todos esperavam receber várias indicações, o que aconteceu como Melhor Minissérie e Melhor Performance de uma Atriz em Minissérie.

Falando com a BBC News sobre as indicações do programa, o criador da série Allan Scott deu algumas dicas sobre o processo de escrita.

Para consultar as complexidades dos jogos de xadrez, “usamos Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez por 10 anos”.

“Ele foi útil nas menores formas, bem como nas formas mais importantes”, disse Scott.

O produtor lembrou como Kasparov “leu a coisa toda durante a noite e nos encontramos no dia seguinte e ele disse: ‘Olha, está tudo bem, é bom, é agradável.’”

Especialista irritado

No entanto, nem tudo no roteiro era do agrado do grande mestre do xadrez.

Scott passou a descrever como Kasparov não gostou que “‘você tem as pessoas dizendo xeque ou xeque-mate o tempo todo.'”

“‘Neste nível, ninguém diz isso – nunca!’”

“Então tivemos que passar pelo roteiro tirando cada vez que alguém dizia xeque ou xeque-mate, removesse tudo isso”, disse Scott rindo.

Em 2020, O Gambito da Rainha quebrou recordes da Netflix depois de 62 milhões de famílias sintonizarem para assistir ao agradável seriado sobre xadrez.

A série segue a órfã Beth Harmon (interpretada por Anya Taylor-Joy) enquanto ela se torna uma campeã mundial de xadrez após lutar contra a competição de muitos grandes nomes do esporte.

Dos oito aos 22 anos, os telespectadores assistem a Beth enquanto ela enfrenta várias dificuldades em sua vida para subir na classificação no prestigioso mundo do xadrez.

Após as indicações ao Globo de Ouro, O Gambito da Rainha está definida para ser uma das principais produções pelo resto da temporada de prêmios.

Anya Taylor-Joy, agora indicada ao Globo de Ouro, recentemente expressou como ficou “de coração partido” quando teve que parar de interpretar Beth.

Taylor-Joy explicou como ela sentia que Beth era a personagem a quem ela havia “dado o máximo”.

“Eu não percebi até conhecê-la que ela era uma voz que eu tinha na minha cabeça desde que me lembro”, disse ela ao Observer.

A jovem de 24 anos até reconheceu algumas semelhanças na vida dela e de sua personagem.

Ela explicou: “Eu sou mais boba e mais leve do que Beth – mas temos muitas das mesmas lutas e, em nossa essência, somos muito semelhantes.”

“Fiquei com o coração partido quando tive que parar de interpretá-la. Estou feliz por passar sete horas com ela.”

“Se fosse um filme de duas horas, eu teria que ser arrastada para fora chutando e gritando”, brincou ela.

O Gambito da Rainha pode ser assistida na Netflix agora.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.