Séries

Rick and Morty: Idade de personagens vai surpreender fãs

Morty e Summer na série de animação Rick and Morty passaram por muita coisa – especialmente Morty – e ainda assim, até agora, eles parecem ter a mesma idade de quando a série começou (no final de 2013).

Todos os personagens principais de Rick and Morty se desenvolveram com o passar das temporadas: a irmã mais velha de Morty, Summer, e até mesmo os pais de Morty estão cada vez mais envolvidos, e outras tramas (como a separação do casamento dos Smith) avançaram.

Morty menciona pela primeira vez que ele tem 14 anos no episódio “Anatomy Park”, e Summer diz que tem 17 no episódio “Rixty Minutes”, ambos na primeira temporada (2013-2014).

Mas na quarta temporada (2019-2020), todos ainda têm a mesma idade. A quinta temporada deve chegar ainda em 2021 – levantando a questão de se Morty e Summer, finalmente, terão aniversários.

Apesar da noção de que todos os episódios anteriores ocorreram em apenas um único ano na vida dos personagens, os espectadores viram mais de uma ocasião em que os frequentadores passaram meses em diferentes cronogramas e realidades.

Um exemplo óbvio disso é a abertura da segunda temporada, “A Rickle in Time”, onde Rick “congelou o tempo” para todos, exceto para ele e as crianças, por seis meses. Rick, Morty e Summer também viveram por algum tempo no deserto em “Rickmancing the Stone”.

Na história da quarta temporada “Never Ricking Morty”, os fãs finalmente têm um vislumbre de possíveis futuros para os jovens heróis, e um deles inclui Summer indo para a faculdade – o que levou Morty a mencionar que “realmente parecia que você faria 17 anos para sempre”, ao que Summer responde “por 16 anos, pelo menos”.

Embora seja apenas um futuro possível, parece estabelecer que os personagens podem envelhecer, e sugere que os criadores de Rick and Morty estão pensando sobre o que isso envolveria para o futuro da série.

A idade dos personagens

Para aumentar a confusão, no episódio “Close Rick-counters of the Rick Kind” Beth menciona que já se passou um ano desde que Rick foi morar com eles -, mas Morty e Summer ainda têm a mesma idade.

Este é um exemplo de “dilatação do tempo” e dá ao seriado liberdade para que os personagens passem muito tempo juntos sem mudá-los muito. Um exemplo disso ocorre em “The Ricks Must Be Crazy”, onde Morty e Rick passaram muitos meses no Teenyverso, enquanto Summer – ainda no universo “real” – vivenciou isso em apenas algumas horas.

Em “Rick Potion No. 9”, os originais Summer, Beth e Jerry (na realidade agora Cronenberged C-137) se perguntam o que aconteceu com Rick e Morty, sugerindo que eles já se foram há muito tempo.

O co-criador do programa, Dan Harmon, revelou em painéis de convenções e entrevistas que Morty terá um relacionamento com outra garota além de Jessica na próxima temporada. Isso abre a porta para a ideia de que Morty está crescendo em complexidade como personagem e entrando na idade adulta.

Fãs atentos também notaram que Morty é um pouco mais alto do que na primeira temporada, o que implica que ele pode finalmente ter 15 anos.

A página na Wikipedia de fãs do programa (habilmente chamada de “Rickipedia”) ecoa Harmon, afirmando que na quinta temporada Morty finalmente terá 15 anos, enquanto Summer terá 18.

Se correto, isso pode significar grandes mudanças para o seriado, como a formatura de verão colegial, e possivelmente o fim da obsessão de Morty por Jessica, junto com outras tramas contínuas de Rick and Morty.

Morty e Summer tiveram vários relacionamentos, mataram muitos seres e foram testemunhas de mundos e atrocidades muito além de sua idade física. Dito isso, os fãs de Rick and Morty terão que esperar até a nova temporada começar para ver se finalmente há uma prova definitiva de que Morty e Summer estão mais velhos.

No Brasil, Rick and Morty está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.