O diretor de Mindhunter, David Fincher, revelou alguns detalhes sobre como a série teria terminado, trazendo uma conclusão para o enredo do Estrangulador BTK.
Apesar dos elogios da crítica e de um grupo restrito de fãs dedicados, o seriado não recebeu a audiência considerada necessária para garantir uma terceira temporada – um destino agora comum para qualquer série da Netflix.
No entanto, como comprovado por programas como Sense8 e Arrested Development, isso não significa necessariamente a palavra final para Mindhunter.
Com um zeitgeist da cultura pop de conteúdo centrado em assassinos em série, incluindo The Jinx e True Detective da HBO, a Netflix encomendou sua própria série sobre o assunto.
O seriado, dirigido por Fincher e criado por Joe Penhall, adaptou o livro de crimes verdadeiros Mindhunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit, de John E. Douglas e Mark Olshaker, que detalhava os primeiros dias dos esforços do FBI em perfis criminais.
As duas primeiras temporadas da série apresentaram versões fictícias de assassinos em série da vida real como Ed Kemper, David Berkowitz e Charles Manson.
Em uma entrevista à Variety, Fincher discutiu o destino do programa e os planos potenciais que estavam em vigor para hipotéticas temporadas futuras. Se o seriado tivesse continuado, teria coberto um período substancial desde seu ponto de partida no final dos anos 1970.
De acordo com Fincher: “A esperança era chegar até o final dos anos 90, início dos anos 2000, com sorte, chegar até as pessoas batendo na porta da casa de Dennis Rader.”
Rader, também conhecido como Estrangulador BTK, foi preso em 2005 por matar dez pessoas no Kansas desde 1974. Ele é vagamente retratado e aludido nas duas primeiras temporadas de Mindhunter.
Série aclamada
Naturalmente, é frustrante para os fãs ver uma série querida interrompida em seus objetivos narrativos de longo prazo.
A audiência sem brilho para Mindhunter foi agravada por um processo de produção incrivelmente difícil e caro para a segunda temporada, levando à eventual decisão de cancelamento da Netflix. Fincher disse que “certamente precisava de um tempo longe”, mas também que “em algum momento eu adoraria revisitá-la”.
Para os fiéis à série, essas são palavras de esperança. Ressurreições de séries ao longo do tempo e das redes são sempre possíveis, e o público de crime verdadeiro provavelmente não se cansará do gênero tão cedo.
A Netflix até teve sucesso desde a estreia da primeira temporada de Mindhunter com conteúdo de tema semelhante e mais ficcional como Você. Talvez um dia, o plano completo para Mindhunter finalmente seja executado.