“Inapropriados para crianças”, episódios de Bob Esponja são retirados do ar

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Nickelodeon retirou dois episódios de Bob Esponja Calça Quadrada de sua rotação de streaming devido a preocupações com histórias inadequadas. Criado pelo educador de biologia marinha Stephen Hillenburg, o amado programa infantil estreou originalmente em 1999 e continua no ar por mais de vinte anos.

Uma série extremamente popular, Bob Esponja Calça Quadrada segue o protagonista do título, uma afável esponja do mar, enquanto ele reside na cidade subaquática da Fenda do Biquíni com seus colegas de trabalho e amigos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ao longo de sua jornada, Bob Esponja Calça Quadrada recebeu elogios generalizados por sua sagacidade e humor bizarro. Inicialmente, conquistou ampla audiência em seu horário de televisão nas manhãs de sábado, derrubando Pokémon como a série infantil de maior audiência na época.

Embora comercializado e feito para crianças, o programa acabou conquistando um grande público adulto, principalmente entre a faixa etária de 18 a 34 anos.

Depois que a Nickelodeon mudou Bob Esponja Calça Quadrada para as noites da semana, a série se transformou em uma sensação ainda maior da cultura pop, gerando uma franquia, livros e mercadorias. Embora a audiência tenha diminuído ao longo dos anos, continua sendo um dos programas mais antigos da televisão.

De acordo com o IGN, a Nickelodeon removeu dois episódios de Bob Esponja Calça Quadrada, incluindo “Mid-Life Crustacean” e “Kwarantined Krab”, de seu catálogo. Pelo menos nos Estados Unidos, ambos os episódios não estão mais disponíveis para transmissão no Paramount+ ou no Amazon Prime Video.

Um representante da Nickelodeon explicou: “‘Mid-Life Crustacean’ está fora de rotação desde 2018, após uma revisão de padrões na qual determinamos que alguns elementos da história não eram apropriados para crianças.”

Em um comunicado, o canal também revelou suas razões para banir “Krab Kwarantined”, dizendo que “se centra em uma história de vírus, então decidimos não transmiti-lo devido a sensibilidades em torno da pandemia global do mundo real”.

Episódios retirados do ar

Embora a Nickelodeon não tenha confirmado quais elementos da história de “Mid-Life Crustacean” eram inadequados, parece que a cena problemática pode ter envolvido uma “invasão de calcinhas”.

Durante este incidente, Bob Esponja, Patrick e o Seu Siriguejo invadem a casa de uma mulher para roubar sua calcinha, apenas para descobrir que eles entraram involuntariamente na residência da mãe do Seu Siriguejo. Ela pune o filho mandando-o para o quarto da infância.

Em “Kwarantined Krab”, um inspetor de saúde descobre “Gripe do Molusco” no Siri Cascudo e coloca em quarentena o restaurante. Os clientes e funcionários confinados logo se voltam uns contra os outros, prendendo os suspeitos de ter o vírus no freezer.

Considerando o fato de que Bob Esponja é voltado especificamente para crianças, é compreensível que a Nickelodeon hesite em manter esses episódios em sua rotação digital.

Ao mesmo tempo, o programa existe em um espectro televisivo interessante, que equilibra o consumo de crianças e adultos. Até hoje, a série mantém uma base de fãs mais velha e apaixonada, incluindo aqueles que cresceram com a série e agora assistem como adultos.

Nas redes sociais, gifs, memes e clipes compartilham momentos de desenhos animados infantis dos anos 90, incluindo Bob Esponja, que parecem retratar o humor adulto irônico e de duplo sentido.

Embora “Mid-Life Crustacean” e “Kwarantined Krab” tenham sido retirados do ar, eles certamente não são os únicos episódios que levantam a intrigante questão do que, exatamente, representa o humor apropriado para a idade.

No Brasil, Bob Esponja Calça Quadrada está agora disponível na Netflix e no Amazon Prime Video.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio