Netflix

Personagem de Cobra Kai na Netflix é na verdade um serial killer

Cobra Kai da Netflix é uma história de retorno inesperada, mas muito bem-vinda. Quem poderia esperar o quão incrível o vilão de Karatê Kid, Johnny Lawrence (William Zabka), pode ser como um protagonista de meia-idade, ou quanto sucesso uma continuação modernizada desta gloriosa franquia dos anos 1980 poderia ter?

Em Cobra Kai, a maioria dos personagens que voltaram cresceram e se encontraram em circunstâncias radicalmente diferentes de seus “eus” mais jovens. No entanto, um personagem em particular permanece completamente, assustadoramente inalterado: John Kreese (Martin Kove).

Quando Kreese retorna ao seu antigo reduto no final da primeira temporada de Cobra Kai, a série dá uma guinada marcadamente sombria. O sensei Kreese já era uma presença sinistra nos filmes de Karatê Kid e, se é que seria possível, seu desprovido e septuagenário “eu” de Cobra Kai é ainda mais assustador.

De sua total crueldade e tendência de perseguir seus inimigos até sua total disposição para matar Daniel LaRusso no final da terceira temporada, Kreese quase parece fora de lugar – como um assassino em série brutal e manipulador jogado no meio de uma série de ação divertida.

A propósito, isso não é exagero. O Looper procurou o psicólogo clínico e forense e especialista certificado em transtornos de personalidade, Dr. John Paul Garrison, e descobriu-se que a vibração de assassino em série de Kreese pode ser preocupantemente próxima da verdadeira natureza do personagem.

Aqui estão os traços do tipo de assassino em série que o Dr. Garrison diz que John Kreese de Cobra Kai exibe.

Traços de assassino em série

Insinceridade, incapacidade de mudar, impenitência e obsessão com o poder são apenas características que podem ser usadas para descrever muitos assassinos em série – mas a questão é que Kreese já é um assassino. Ele é o único personagem da franquia Cobra Kai/Karatê Kid que assassinou um homem – e parece estar totalmente tranquilo com isso.

Permita que o Dr. Garrison explique por que a decisão do jovem Kreese (Barrett Carnahan) de deixar seu oficial comandante cair em uma cova mortal se enquadra nesta categoria: “Na terceira temporada, é revelado por um flashback que Kreese matou seu oficial superior enquanto estava sendo implantado no Vietnã.”

“Depois de ser capturado pelos vietcongues, Kreese e o seu superior foram forçados a lutar até à morte. Os Estados Unidos vieram salvar as tropas no meio desta luta, dando a Kreese a oportunidade de parar o combate e escapar. Em vez de imediatamente fugir com as outras forças, Kreese primeiro escolhe assassinar seu oficial superior.”

O que torna isso assustador é que uma pessoa normal deveria estar totalmente traumatizada por tal evento, mas Kreese na verdade faz desse momento toda a sua identidade a partir de então.

“Em vez de viver sua vida lamentando essa decisão, ele parece inclinar-se para ela”, diz o Dr. Garrison.

“A maioria das pessoas que passariam por algo assim desenvolveria estresse pós-traumático, e normalmente aqueles que têm estresse pós-traumático tentam evitar memórias dolorosas e tentam não pensar sobre esses tipos de situações.”

“Kreese abre uma escola sob o mantra do que ele disse imediatamente antes de sua primeiro assassinato: sem misericórdia. Muito parecido com um assassino em série, esta primeira experiência não o debilita emocionalmente, mas o encoraja a abraçar seu comportamento psicopático.”

Sabendo tudo isso sobre os traços de assassino em série de Kreese, quem sabe que tipo de contagem de corpos ele acumulou durante suas décadas fora da tela?

Cobra Kai está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.