Netflix

Vikings faz importante mudança para continuação na Netflix

Contém spoilers!

O final de Vikings mostrou Ubbe chegar à América do Norte e se tornar o primeiro Viking a fazê-lo, mas isso traz uma grande mudança na verdadeira história da sequência da série, Vikings: Valhalla – veja como.

Criada por Michael Hirst, Vikings estreou no History Channel em 2013 e, embora tenha sido originalmente planejada para ser uma minissérie, foi tão bem recebida pela crítica e telespectadores que foi rapidamente renovada para uma segunda temporada. Vikings teve um total de seis temporadas, chegando ao fim em 2020.

Vikings inicialmente acompanhou as viagens da lendária figura nórdica Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), desde o início da era viking marcada pelo ataque de Lindisfarne (mostrado na primeira temporada), em diante.

Conforme a série progredia, ela mudou seu foco para os filhos de Ragnar e suas próprias viagens, tornando-os protagonistas após a morte de Ragnar na quarta temporada.

Björn, Ubbe, Hvitserk e Ivar continuaram a liderar Vikings até o final da série, e enquanto o final trouxe seus arcos a um fim adequado, houve alguns eventos que afetarão diretamente aqueles da vindoura série Vikings: Valhalla, já que eles não se encaixam com o que a história tem a contar.

Embora Vikings pretendesse ser o mais historicamente precisa possível, a verdade é que os escritores tomaram muitas liberdades criativas, e há alguns casos em que praticamente reescreveram a história.

É o caso da história de Ubbe, que no final da série acaba na América do Norte, tornando-se assim o primeiro Viking a chegar ao outro lado do mundo.

Este é mais um exemplo de Vikings mudando a história para se encaixar em sua narrativa e, neste caso, foi principalmente para trazer o arco de Ubbe a um final satisfatório, assim como o de Ragnar, que embora tenha morrido anos atrás, um de seus maiores sonhos e objetivos era explorar terras que os vikings nunca tinham visto antes.

No entanto, esta é uma mudança que terá impacto direto sobre Vikings: Valhalla, já que um dos personagens da sequência é Leif Erikson.

Mudança na história

Leif Erikson foi um explorador nórdico que se acredita ter sido o primeiro europeu a chegar à América do Norte, aproximadamente meio milênio antes de Cristóvão Colombo.

As sagas dos islandeses contam que Erikson estabeleceu um assentamento nórdico em Vinland (assim chamada porque encontrou uma abundância de videiras e uvas), uma área interpretada como costeira da América do Norte.

Agora, Vikings: Valhalla se passa um século depois da série original, e entre seus contos estará o de Leif Erikson, cujas viagens terão que ser adaptadas ao fato de que em Vikings foi Ubbe o primeiro a chegar à América do Norte.

Como não se sabe o que poderia ter acontecido a Ubbe uma vez que ele se estabeleceu na América do Norte, Vikings: Valhalla poderia mudar seu destino para melhor se encaixar na história de Leif Erikson – talvez Ubbe acabou voltando para a Noruega e seu assentamento não sobreviveu por muito tempo, ou talvez eles tenham entrado para a tribo Mi’kmaq, de modo que sua chegada não teria sido registrada, permitindo que Erikson assumisse o crédito como o primeiro europeu a pisar no outro lado do mundo.

No entanto, há um lado mais brilhante dessa mudança na história Viking, pois permitiria que Vikings: Valhalla tivesse uma conexão direta e, portanto, mais forte com a série principal, já que Erikson poderia encontrar alguns vestígios daqueles que chegaram antes dele, ou talvez os registros perdidos do assentamento de Ubbe serão encontrados por ele, levando-o a navegar para aquela terra misteriosa.

Se a chegada de Ubbe na América do Norte foi escrita com o futuro conto de Leif Erikson em mente ou não, não se sabe, mas inevitavelmente mudará o arco deste último na próxima série.

Ainda não há data de lançamento para Vikings: Valhalla. Enquanto isso, Vikings está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.