Séries

WandaVision: O que é o Darkhold? Veja vilão que pode surgir na Marvel

ALERTA DE SPOILERS

O final de WandaVision na Marvel trouxe algumas revelações. Entre elas, a confirmação de que Agatha Harkness tinha o Darkhold, conhecido como o Livro dos Condenados.

A obra tinha um capítulo apenas sobre a Feiticeira Escarlate. Isso motiva Wanda a pegar o livro e estudar, como é visto na cena pós-créditos de WandaVision no Disney+.

Ainda no capítulo, Agatha avisa a Feiticeira Escarlate sobre algo que está sendo libertado e Wanda não tem ideia do que é. Possivelmente, isso também está ligado ao livro.

Dentro da mesma revelação, fãs notaram que o Darkhold pode fazer parte da coleção de livros protegida pelo Doutor Estranho. No filme solo do herói, quando Stephen Strange visita a biblioteca da Anciã, um livro entre as obras de magias proibidas está faltando.

Com o surgimento do Darkhold, fãs agora têm certeza que, de alguma forma, ele foi pego por Agatha. Mas, o principal nessa história é sobre o que é o livro e o que ele pode causar no futuro da Marvel.

O que é o Darkhold?

O Darkhold, ou o Livro dos Condenados, é simplesmente a mais perigosa obra sobre magia da Marvel. A origem dele remonta a uma antiga era do universo dos heróis.

Nessa era, o mundo era dominado por Deuses – mas nem todos eram bons. Na luta pelo poder, esses poderosos seres descobriram que podiam sugar magia uns dos outros, como Agatha tenta fazer com a Feiticeira Escarlate.

Um desses Deuses era o demônio Chthon. Ele foi o primeiro mestre da magia proibida e aprendeu a usar a Magia do Caos, força que dá os poderes para heroína de Vingadores. Assim como outros deuses, o demônio foi banido para outra dimensão.

Mas, antes de partir, Chthon deixou todos os feitiços dele e a forma de usar o poder em pergaminhos que se tornaram o Darkhold. Algo importante é que eles ensinam como trazer o demônio de volta, além de liberar outras criaturas pelo mundo – como vampiros e lobisomens.

Novo vilão da Marvel surge do livro

Com essa história, a Marvel pode estar usando o Darkhold para colocar o demônio Chthon como um vilão do MCU. A introdução faria completo sentido.

Nos quadrinhos, a realidade fica mais frágil toda vez que Wanda usa a Magia do Caos. Isso facilita a volta do demônio para Terra. Quando Agatha alerta a Feiticeira Escarlate, a bruxa pode estar tratando sobre Chthon.

Outro indicativo para história é que é o demônio que dá os poderes para Wanda, sabendo que poderia voltar a partir da heroína de Vingadores. Se a Feiticeira Escarlate continuar a usar os poderes do Darkhold, isso pode ficar cada vez mais fácil.

Outra situação é que o mesmo livro pode ter preparado a introdução de Blade no MCU. Como citado antes, o Livro dos Condenados possui esse poder – o que pode explicar a aparição dos seres e do famoso personagem da Marvel.

WandaVision, série da Marvel com a Feiticeira Escarlate e o Visão, pode ser vista no Disney+.

Você quer ver essa e mais produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.