Emocionante

A triste verdade por trás de Cobra Kai, da Netflix

O fato que inspirou uma das cenas mais tristes da série

ALERTA DE SPOILERS

Desde que a Netflix adquiriu Cobra Kai, e continuou a produção que antes era do Youtube Red, a série tem tido um sucesso impressionante, conseguindo agradar aos fãs da franquia Karate Kid, ao mesmo tempo que conquistou uma legião de novos fãs.

A produção da série poderia ter se mantido em sua zona de conforto, apelando apenas para a nostalgia, ou sendo apenas uma série de ação sem profundidade. Mas a obra vai muito além disso, o roteiro consegue abordar questões profundas, como o maniqueísmo, mostrando que todos nós erramos, merecemos uma segunda chance para sermos pessoas melhores e que muitas vezes não existe um vilão, além disso, a série aborda questões atuais como o bullying e como ele pode ser devastador para os jovens.

Assim como o roteiro tem encaixado todos esses temas e os personagens dos filmes clássicos de forma perfeita, não é à toa que Johnny recebe um telefonema e pega a estrada para sair com alguns velhos amigos, todos eles ex-alunos de Kreese: Bobby (Ron Thomas), Jimmy (Tony O’Dell) e Tommy (Rob Garrison).

Quatro amigos e uma tragédia

A princípio a reunião dos quatro amigos parecia muito boa, e não haveria nada melhor para eles do que se divertirem e relembrarem a adolescência, mas o motivo real para a reunião é muito triste, Tommy está com câncer terminal, e esta é a última chance dos amigos estarem todos juntos.

Apesar da melancolia, eles fazem à noite valer a pena, vão beber em um bar, onde se envolvem em uma luta de karatê, e depois vão acampar nas montanhas, onde um dos diálogos mais emocionantes da série acontece.

Johnny e Tommy, conversam pela última vez, trocam confissões, admiração e arrependimentos sem pudor, Tommy diz que também era apaixonado por Ali (Elisabeth Shue), e que entrou para a Cobra Kai, justamente porque queria ter a confiança de Johnny. Ele por sua vez conta ao amigo os arrependimentos por seus atos na vida, e Tommy diz uma frase de cortar o coração, mas que pode servir de aprendizado para todos nós: “Você ainda tem uma coisa que é mais importante do que tudo, Johnny; tempo. Você ainda tem tempo”.

Na manhã seguinte, os amigos perceberam que infelizmente Tommy faleceu enquanto dormia, e restou a eles, o alento de terem passado uma última noite com o amigo, e como uma metáfora, esta cena foi o que a série fez por Rob Garrison na vida real.

O câncer de Garrison era real

Há um bom tempo Rob já havia deixado de atuar, seu último trabalho havia sido o filme The Pledge de 2011, apesar disso ele demonstrou em contato com os fãs, estar animado para atuar na terceira temporada de Cobra Kai. Mas como seu personagem disse na série, lhe faltou “tempo”, quando o sexto episódio da segunda temporada estava sendo filmado, Garrison estava realmente lutando contra o câncer, ele foi internado no hospital com problemas renais e hepáticos. Pouco tempo depois que a segunda temporada da série estreou, e ele acabou não resistindo e faleceu em setembro de 2019.

William Zabka contou em seu perfil no Instagram, que conheceu Rob nos testes para o filme Karate Kid, e que ficaram amigos desde então, ele o homenageou dizendo: “Rob era um verdadeiro ator dramático. Trabalhar com ele sempre foi natural e sem esforço. Ele elevou cada cena e cada momento. Fora da atuação, ele foi um dos seres humanos mais altruístas e maravilhosos que já conheci e vou sentir muita falta dele”.

Ralph Macchio também fez um comunicado homenageando o ator: “Rob Garrison foi um cavalheiro gentil desde o primeiro dia em que o conheci até o último dia em que conversamos. Estou tão feliz que ele teve a oportunidade de mostrar seu alcance e seu coração genuíno com sua performance na última temporada em Cobra Kai. Sua cena na fogueira, foi realmente uma das minhas favoritas da 2ª temporada”.

Por fim, Garrison também foi homenageado no primeiro episódio da terceira temporada da série com a frase: “Cobra Kai nunca morre”, e com certeza, ele permanecerá vivo em nossas memórias e em nossos corações.

As três temporadas da série estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.