Cuidado: Netflix é usada para perigoso golpe no smartphone

Aplicativo falso com nome da plataforma pode roubar informações de usuários

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pessoas do mundo inteiro conhecem a Netflix como a líder do mercado das plataformas de streaming, lançando sempre filmes e séries para todos os gostos. Devido à fama e alcance mundial da empresa, criminosos passaram a usar a imagem da plataforma para aplicar golpes!

Usuários de smartphones precisam tomar cuidado com o “golpe da Netflix falsa”! Com um aplicativo falso, hackers podem roubar informações pessoais e bancárias e até mesmo realizar transações em nome das vítimas.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O site Threat Post falou tudo sobre o golpe, e explicou como usuários podem se prevenir e evitar situações desagradáveis.

Confira abaixo!

O golpe da falsa Netflix

Um aplicativo falso disfarçado com o ícone da Netflix, hospedado na loja da Google Play, pode ter se espalhado por mensagens de Whatsapp, de acordo com pesquisadores.

Segundo uma análise da Check Point Research, lançada na última quarta-feira, o malware se “camuflou” como um aplicativo chamado FlixOnline, que promete “2 meses grátis de Netflix em qualquer lugar do mundo”.

No entanto, ao ser instalado, o aplicativo passa a roubar informações, mensagens, credenciais e senhas dos usuários.

O aplicativo foi criado para “escutar” as mensagens do Whatsapp e responder automaticamente com o conteúdo criado pelos desenvolvedores, disseminando assim mais versões do vírus e afetando aparelhos do mundo todo.

As respostas tentam atrair internautas para um site falso da Netflix, que pode ser usado para roubar informações bancárias e de cartão de crédito.

“O aplicativo é um serviço falso, que afirma oferecer conteúdo mundial da Netflix para todos os usuários. No entanto, ao invés de cumprir a promessa, o app monitora todas as mensagens de Whatsapp do usuário, enviando respostas automáticas e links para um servidor externos”, afirma a análise.

O malware conseguiu se propagar por meio de mensagens em Whatsapp e links falsos em grupos.

“Dois meses de Netflix Premium de Graça em razão da Quarentena (Coronavírus)! Ganhe dois meses de Netflix Premium grátis em qualquer lugar do mundo por 60 dias. Clique aqui para obter”, afirma a mensagem fraudulenta compartilhada no Whatsapp.

Só durante os últimos dois meses, o aplicativo fez cerca de 500 vítimas, de acordo com a CheckPoint.

A firma de segurança digital alertou a Google sobre o aplicativo falso, e a empresa retirou o aplicativo da loja do Google Play.

“No entanto, esse tipo de malware chegou para ficar, e a mesma estratégia pode retornar com um aplicativo diferente”, alertaram os pesquisadores.

Segundo o diretor de Inteligência Mobile da Check Point, a tecnologia usada no aplicativo falso é uma novidade até mesmo no mundo da segurança digital.

“A técnica usada no malware é nova e bastante inovadora. A estratégia é ‘sequestrar’ uma conversa de Whatsapp, capturar as notificações e prosseguir com ações pré-estabelecidas. O fato do vírus ter conseguido se disfarçar tão facilmente e enganar as proteções do Google Play é motivo para preocupação”, afirmou Aviran Hazum.

Como o aplicativo estava disponível na Google Play, o golpe só poderia ser praticado em usuários de smartphones com o sistema operacional Android.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio