Membro de Os Simpsons morre aos 46 anos

Animador trabalhava no desenho há mais de 20 anos

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Edwin Aguilar, que trabalhou por mais de duas décadas como animador e assistente de direção em Os Simpsons faleceu. Ele tinha 46 anos.

Aguilar faleceu no sábado, dia 10 de abril de 2021, em Los Angeles, após sofrer um derrame. A notícia foi dada por meio de uma publicação na página do GoFundMe, criada pela sua família para ajudar com despesas médicas.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No Twitter, o produtor Matt Selman, de Os Simpsons, prestou homenagem ao animador: “um talentoso artista e amado. Fonte de amor e inspiração para todos”.

Nascido em El Salvador, Aguilar se mudou para os EUA com um dos seus irmãos em 1982, juntando-se a outros membros da sua família em Los Angeles. Ele estudou ilustração no ArtCenter College of Design em Pasadena.

Ele começou sua carreira como assistente de animação na Graz Entertainment, responsável por desenhos como Transformers e G.I. Joe. Ele também trabalhou para a Hanna-Barbera e para Chuck Jones, na Warner Bros.

Edwin Aguilar se juntou a Os Simpsons em 1999. Além de trabalhar como animador, ele foi artista de layout de personagens, revisor de storyboards, assistente de direção, dentre outras funções.

Ele deixa para trás sua esposa, Marike, e seus filhos, Jonathan, Maya e Bodhi, de apenas três anos.

Ator de Os Simpsons pede desculpas após polêmica

Por décadas Os Simpsons manteve Hank Azaria como dublador de Apu, apesar das polêmicas envolvendo a retratação do personagem. Após sua saída do papel, o ator pediu desculpas por dublar o dono de loja indiano.

Em janeiro de 2020 foi anunciado que Hank Azaria não mais dublaria Apu no desenho animado. Em participação no podcast Armchair Expert, apresentado por Dax Shepard e Monica Padman, o ator disse que sente precisar pedir desculpas para todas as pessoas indianas.

“Eu realmente peço desculpas”, disse Azaria. “É importante. Peço desculpas por minha parte em criar isso e participar disso. Parte de mim sente que preciso ir a cada indiano neste país e pedir desculpas pessoalmente. E às vezes eu faço.”

Azaria anunciou que não mais dublaria Apu após a estreia do documentário The Problem With Apu (o problema com Apu, em tradução livre), que mostra os problemas de pessoas indianas ou de ascendência indiana, que moram nos EUA, em relação ao personagem.

Essa troca do ator ocasionou em uma mudança mais ampla na série, com personagens não brancos não sendo mais dublados por pessoas brancas.

Os Simpsons é exibida no canal Star e também está no Disney+.



Você quer ver essa e mais produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio