Netflix

Netflix corrige erro comum de Sherlock Holmes em Os Irregulares

Os Irregulares de Baker Street centra-se nas investigações de um grupo de adolescentes pobres empregados pelo Dr. John Watson, e a história corrige um erro comum de outras adaptações populares de Sherlock Holmes.

O seriado se desvia das histórias originais de várias maneiras, incluindo os casos sobrenaturais e a luz moralmente cinzenta em que Watson e Holmes são retratados. No entanto, o foco do programa nos Irregulares é o que diferencia esta adaptação.

Os Irregulares de Baker Street foram apresentados na primeira aparição de Sherlock Holmes em Um Estudo em Vermelho. Holmes frequentemente contratava esse grupo de crianças das ruas de Londres para fazer vigilância, rastrear pistas e realizar tarefas servis para seus casos.

Eles apareceram em diferentes formas em muitos filmes e adaptações para a televisão das histórias de Sherlock Holmes.

Em Sherlock da BBC, por exemplo, os Irregulares foram adaptados para a rede de sem-teto de Sherlock, enquanto Elementary os transformou em uma rede de vendedores ambulantes.

No entanto, as pessoas nessas redes raramente eram sequer mostradas, muito menos recebiam destaque.

O foco estreito da maioria das adaptações do brilhantismo das habilidades de Holmes para resolver crimes deixou pouco espaço para os Irregulares que trabalharam tanto para ele.

Os Irregulares apareceram em duas adaptações da BBC, The Baker Street Boys e Sherlock Holmes and the Baker Street Irregulars, mas as adaptações mais populares mantiveram os Irregulares como personagens de fundo.

Mesmo nas histórias originais de Holmes, o foco permaneceu em Sherlock enquanto ele enviava esse bando de crianças para a cidade para encontrar as pistas de que precisava, mas em cada iteração, ele teria sido incapaz de amarrar de forma tão organizada muitos de seus casos sem a ajuda de seus funcionários muitas vezes não creditados.

Destaque para personagens subestimados

Essa reinvenção de Sherlock Holmes, em vez disso, dá aos Irregulares o maior destaque, seguindo seu componente das investigações. Enquanto a maioria das adaptações se concentra na resolução de crimes cerebrais de Sherlock em 221B, Os Irregulares de Baker Street mostra o trabalho sujo que é necessário para resolver os casos.

Como Sherlock Holmes disse de seus Irregulares nas histórias, eles podem ir a qualquer lugar e ouvir de tudo, atraindo pessoas que nunca falariam com as autoridades.

Isso funciona especialmente bem para os casos sobrenaturais que o programa explora, já que as autoridades são menos propensas a buscar explicações paranormais oficialmente.

Sherlock Holmes nunca foi o único detetive no caso. Ele sempre teve seus Irregulares, os personagens menos respeitados que coletavam as informações de que precisava para resolver seus casos.

Sem suas excelentes habilidades de detecção, Holmes teria ficado sem pontas no final de suas histórias. Os Irregulares de Baker Street finalmente dá a esses personagens o que lhes é devido, transformando-os em investigadores por direito próprio.

No Brasil, Os Irregulares de Baker Street está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.