Netflix resgata incrível história de samurais em nova série

Conheça Yasuke, o primeiro Samurai Negro do Japão

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ótima notícia para fãs de anime: a Netflix se prepara para lançar em breve uma aguardada série animada japonesa! Trata-se de Yasuke, uma produção que tem tudo para resgatar as pouco conhecidas histórias dos samurais negros no Japão.

Histórias centradas em protagonistas negros estão comprovando seu sucesso no mundo inteiro, tendência comprovada por filmes como Soul, Judas e o Messias Negro e A Voz Suprema do Blues, ambos indicados a diversas categorias do Oscar 2021.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mas Yasuke apresenta uma perspectiva até então inédita nos animes, apresentando para espectadores do mundo inteiro a emocionante trajetória do primeiro samurai negro das terras nipônicas.

O site QZ Africa falou tudo sobre a nova produção; confira abaixo!

A história real de Yasuke

Você está preparado? A Netflix conta os dias para a estreia de seu mais novo anime original: Yasuke. Contando a impressionante história do primeiro samurai negro do Japão, a produção estreia na plataforma em 29 de Abril.

Embora Yasuke seja uma figura pouco conhecida, com aventuras contadas na maior parte das vezes em lendas e fábulas, sua trajetória da vida real – de escravo a samurai – parece perfeita para Hollywood.

Em toda a história do Japão, foi registrada a existência de apenas 9 samurais oriundos de outros países. O primeiro e mais importante deles foi Yasuke, conhecido como “o samurai negro”.

Pouco se sabe sobre a vida de Yasuke antes de sua chegada no Japão. Historiadores acreditam que o guerreiro foi tirado à força de sua terra-natal (possivelmente o Moçambique) e vendido como escravo para o padre jesuíta Alessandro Valignano no século XVI.

Yasuke supostamente chegou à costa de Kyoto aos 24 ou 25 anos, como o guarda-costas e escravo pessoal do padre.

No século XVI, muitos moradores do Japão nunca haviam visto uma pessoa negra antes! Segundo cartas de um missionário português chamado Luís Fróis, servos de um palácio imperial chegaram a tentar “lavar” Yasuke, acreditando que sua cor preta vinha do carvão ou outra substância natural.

Em registros da época, Yasuke foi descrito como um homem imponente e musculoso, com mais de 1,90m de altura.

A estatura do guerreiro e sua bravura em combate chamou a atenção do nobre Oda Nobunaga, que promoveu Yasuke ao posto de samurai, uma classe social sagrada e uma das mais importantes do Japão Feudal.

Entre 1581 e 1592, Yasuke serviu a Nobunaga como seu melhor samurai. O nobre japonês tinha uma relação de admiração pelo guerreiro, chegando a dizer que o samurai tinha a força de 10 homens em batalha.

No entanto, após a morte de Nobunaga, os novos líderes do Japão foram extremamente intolerantes com Yasuke, devolvendo rapidamente o guerreiro para missionários europeus. É aí que a história do samurai termina, já que não existem registros sobre sua vida pós-Japão.

Yasuke na Netflix

A série da Netflix começa exatamente quando a história real de Yasuke termina. O anime é ambientado em um mundo marcado pela magia e ciência, com criaturas mitológicas, bruxas e robôs.

A produção que demorou três anos para ser concluída acompanha um samurai africano que – após se ‘aposentar’ – retorna à vida de violência para proteger uma misteriosa garotinha de forças das trevas.

“Esse tipo de ficção histórica ajuda a demonstrar que pessoas negras sempre estiveram presente na história do Japão, e que têm um lugar no país assim como todos os outros”, afirmou Garrett Washington, professor de história da Universidade de Massachusetts.

Na série da Netflix, Yasuke é dublado por Lakeith Stanfield, conhecido por atuar em sucessos como Corra!, Entre Facas e Segredos e mais recentemente no aclamado Judas e o Messias Negro.

Yasuke também ganharia um filme no cinema, protagonizado por Chadwick Boseman. Infelizmente, após a morte inesperada do astro de Pantera Negra, o projeto acabou sendo cancelado.

O anime Yasuke estreia na Netflix em 29 de Abril. Veja abaixo o trailer!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio