Grande mistério

Revelado por que mistério na Netflix pode nunca ter solução

O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos explica por que o roubo do Museu Gardner realmente nunca teve solução

Uma teoria sobre o roubo do Museu Gardner explorada em O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos explica por que os ladrões nunca foram pegos – e por que o paradeiro da arte roubada permanece um mistério até hoje. A série documental da Netflix se concentra no notório roubo de arte dos anos 90 no Museu Isabella Stewart Gardner.

Em 18 de março de 1990, dois guardas trabalhavam no turno da meia-noite no museu quando dois homens se passando por policiais apareceram alegando estar respondendo a uma chamada de perturbação.

Uma vez lá dentro, eles começaram a roubar o lugar. Amarrando os guardas, eles passaram a hora seguinte saqueando o museu, levando 13 peças de arte roubadas.

Os especialistas estimam que o valor atual da aquisição seja de cerca de US$ 500 milhões. Imediatamente após o roubo, o FBI assumiu o caso. Embora existam várias teorias sobre quem roubou a arte e onde ela está hoje, o caso do roubo de arte do Museu Gardner permanece sem solução.

Em 2013, o FBI anunciou que finalmente havia confirmado quem eram os ladrões, mas se recusou a identificá-los publicamente.

Uma teoria popular é que George Reissfelder e Lenny DiMuzio – dois homens supostamente associados à Máfia de Boston – eram os suspeitos não identificados. O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos examina essa teoria e como ela ajuda a explicar por que a arte nunca foi encontrada.

O fato de os dois homens terem morrido em circunstâncias suspeitas logo após o roubo aumenta a natureza conspiratória do crime. Se for verdade, então as únicas pessoas que sabem o que realmente aconteceu naquela noite no museu – e o paradeiro do carregamento multimilionário – não estão mais vivas para contar a história.

Reissfelder e DiMuzio eram suspeitos de fazerem parte da “gangue Merlino”, uma equipe de associados de nível inferior com supostos vínculos com a Máfia de Boston.

Liderados pelo criminoso condenado, Carmello Merlino, esses homens estão entre os principais suspeitos do roubo de arte de Gardner examinado em O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos.

Cerca de uma década antes do roubo, Reissfelder foi libertado da prisão depois de cumprir 16 anos atrás das grades por um assassinato que não cometeu. Graças ao seu advogado – futuro senador, John Kerry -, Reissfelder foi absolvido em 1982. Suspeita-se que Reissfelder se envolveu com a gangue Merlino enquanto cumpria pena.

Várias testemunhas afirmam ter visto uma das pinturas roubadas, Chez Tortoni de Manet, pendurada no apartamento de Reissfelder.

Pouco depois do roubo, Reissfelder foi encontrado morto em seu apartamento por envenenamento por cocaína – uma aparente overdose de drogas. Carmello Merlino encontrou o corpo e suspeita-se que a morte de Reissfelder não foi um acidente, mas essa teoria nunca foi comprovada.

Cerca de um ano depois, Lenny DiMuzio foi assassinado em junho de 1991. Em O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos, o policial aposentado Ed Whelan afirma que um informante identificou o assassino de DiMuzio como David Turner – outro membro da equipe de Merlino.

O único outro membro da equipe suspeito de estar envolvido, David Pappas, também foi assassinado depois de se tornar um informante do FBI no caso Gardner.

O principal motivo para não haver uma solução

É por isso que muitas pessoas acreditam que ninguém jamais foi preso pelo roubo de Gardner. Enquanto cumpria pena por outras acusações, Merlino morreu mais tarde de causas naturais na prisão.

Turner é agora o único membro sobrevivente da gangue de Merlino. Mas enquanto cumpria 20 anos de prisão por um crime não relacionado, Turner continuou a negar qualquer conhecimento do crime – algo que poderia ter reduzido seu tempo de prisão.

Dados os fatos, parece plausível que Reissfelder, DiMuzio e Pappas possam ter sido assassinados para encobrir o crime. Mas o roubo de Gardner foi um dos muitos roubos perpetrados por membros da equipe de Merlino, então suas mortes podem estar relacionadas a uma série de crimes.

Também é possível que Reissfelder e DiMuzio estivessem trabalhando sozinhos e levaram a localização da arte roubada para seus túmulos. De acordo com O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos, o museu oferece atualmente uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levem à recuperação da obra de arte perdida.

No Brasil, O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.