Fantástico

Sombra e Ossos: Quer começar os livros antes da série? Veja este guia

Conheça a ordem para descobrir mais sobre a história que faz sucesso na Netflix

A série Sombra e Ossos da Netflix, tem feito um sucesso enorme desde que foi lançada, deixando os fãs curiosos sobre os livros que deram origem à obra. Ao todo já existem 9 livros da saga que foram escritos pelo autor Leigh Bardurgo.

Os três primeiros foram um fenômeno, sendo traduzidos para 38 idiomas diferentes. Eles foram a principal fonte de inspiração da série, e contam a história de Alina Starkov, uma adolescente órfã em Ravka, devastada pela guerra, que descobre que tem poderes extraordinários que podem ajudar a salvar seu reino.

Os livros subsequentes acompanham outros personagens coadjuvantes que não tiveram tanto destaque na trilogia original. Com tantas obras e diversos personagens diferentes fica difícil saber por onde começar a ler, então nos acompanhe neste guia, sobre o universo maravilhoso criado por Bardurgo.

A trilogia Grisha

Se você pretende começar a ler a obra de Leigh Bardurgo, a trilogia inicial é a melhor forma. É dela que se originou o “Grishaverso” como dizem os fãs, e que dá toda a base para que o universo dos livros e os personagens sejam conhecidos.

As obras explicam o conceito de Grisha, que são as pessoas com poderes de magia, e contam a história de Alina Starkov, que descobre que tem os raros poderes de uma conjuradora do sol.

Com suas habilidades recém-descobertas, ela tem o potencial de destruir a Dobra das Sombras, que é uma faixa de escuridão quase impenetrável, que divide o reino de Ravka e que está lentamente destruindo o país.

Six of crows: Sangue e mentiras

Após a ler a trilogia original é aconselhável ao leitor partir para os livros: Six of crows: Sangue e mentiras e Crooked Kingdom: Vingança e Redenção, que apesar de trazerem novas histórias são considerados sequências das primeiras obras.

Os livros expandem as histórias para além de Ravka. Eles acompanham o jovem e ambicioso líder de gangue, Kaz Brekker, que tem grandes aspirações de governar o submundo do crime de Ketterdam com sua gangue, os Dregs, também conhecidos como os Corvos.

Duologia King Of Scars

Os livros King of Scars e Rule of Wolves (que não foram lançados com nome em português) trazem a história de volta para Ravka, e são os livros que tem a abordagem mais adulta da série.

A história é focada em Nikolai Lantsov, o ex-príncipe, agora rei, de Ravka. O jovem governante apareceu na trilogia Grisha original no segundo e terceiro livros antes de ser rei, e a história da duologia continua após os eventos da trilogia original.

Livros Complementares

Para quem realmente ficar muito fã das obras, ainda existem dois livros complementares. The Language of Thorns que é uma coleção de contos de fadas que se passam no Grishaverso.

E também The Lives of Saints, que a princípio era um livro ficcional, que era lido pelas crianças na trilogia original, era como um Bíblia infantil, que os escritor Leigh Bardurgo decidiu escrever na vida real.

Portanto de forma resumida para você que quer ler todos os livros da saga a melhor ordem é: A trilogia original, depois Six of crows: Sangue e mentiras e Crooked Kingdom: Vingança e Redenção, depois King of Scars e Rule of Wolves e por último The Language of Thorns e The Lives of Saints.

Sombra e Ossos está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.