Sombra e Ossos: Um guia para você entender a série da Netflix

Série baseada em livros chega com definições que fãs de primeira viagem podem não reconhecer

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sombra e Ossos atrai muitos espectadores na Netflix. Porém, alguns estão ficando com dúvidas sobre a produção.

Como se sabe, o seriado é baseado nos livros de Leigh Bardugo. Com um universo próprio, a produção tem termos e pontos só reconhecidos por quem também leu as obras.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para facilitar aos fãs que estão conhecendo esse universo, abaixo há explicações de alguns termos apresentados em Sombra e Ossos. Vale lembrar que elas não trazem spoilers sobre a história da Netflix.

Confira abaixo.

Pequena Ciência

Na série, os Grishas são seres que nascem com poderes especiais, que são chamados de Pequena Ciência. Essa “prática” ou “habilidade” é basicamente manipular a matéria em forma básica.

Os Grishas são descobertos a partir dos 8 anos na Ravka. Um detalhe é que a Pequena Ciência é limitada, uma vez que os personagens só podem manipular a matéria que está presente.

O básico da Pequena Ciência é de que coisas com qualidades similares geralmente se atraem.

Os Corvos

Os Corvos é o grupo de anti-heróis de Sombra e Ossos. O trio original dessa gangue é Kaz Brekker, Inej Ghafa e Jesper Fahey. Enquanto Kaz é o líder, Inej é a confidente dele e a responsável por colher as informações do grupo. Já o carismático Jesper é o grande lutador dessa equipe.

Os grupos dos Grishas

Os Grishas são divididos em quatro grupos em Sombra e Ossos. Três são mais comuns, como também é visto na Netflix: Corporalki, Materialki e Etherealki.

Os Corporalki, que aparecem com trajes vermelhos, são os curandeiros e sangradores. Eles podem manipular corpos de diferentes formas, com os sangradores possuindo mais a habilidade para ataques, os transformando em torturadores.

O segundo grupo, como o nome entrega, são os especialistas em materiais. Novamente, existe a divisão em dois tipos de Materialkis: Durastes e Alquimistas. Os Durastes usam materiais como vidro, madeira, plantas e pedras, enquanto os Alquimistas mexem com químicos. A roupa que os identifica é a de cor roxa.

Por fim, os Etherealkis manipulam os elementos, sendo divididos em três grupos. Os Infernais podem mexer com fogo, os Hidros manipulam a água e os Aeros ficam com o ar. O refka deles, ou seja, o traje deles é a da cor azul, com as bordas definindo cada elemento.

O último grupo é dos especiais, como Alina, a estrela na Netflix. Ela é a primeira a manipular a luz, por isso recebe um refka azul, de Etherealki, com bordado dourado, que é único. Enquanto isso, o Darkling possui um figurino preto por poder invocar as sombras.

Mais sobre Sombra e Ossos

Sombra e Ossos tem oito episódios sobre um mundo dividido em dois, com uma fronteira que separa um mundo de escuridão e monstros que se alimentam de carne humana.

A história gira em torno de uma soldada que descobre ter o poder de unir os dois mundos.

Eric Heisserer é o showrunner da série, além de atuar como produtor executivo ao lado de Bardugo, Shawn Levy (Stranger Things), Dan Levine, Dan Cohen e Josh Barry.

O elenco do seriado conta com: Freddy Carter, Jessie Mei Li, Archie Renaux, Amita Suman e Ben Barnes, de O Justiceiro.

“Forças sinistras tramam contra uma jovem militar quando ela revela um poder mágico capaz de unir seu mundo”, diz a sinopse oficial.

Sombra e Ossos está disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio