Sincero

Ator de Sombra e Ossos assume que se arrepende de papel

Ben Barnes criticou seu próprio trabalho em O Retrato de Dorian Gray

Refletindo sobre sua carreira até agora, Ben Barnes de Sombra e Ossos revelou uma performance da qual ele não está muito orgulhoso – Dorian Gray, de 2009. O ator britânico ganhou proeminência mais ampla como Príncipe Caspian na franquia As Crônicas de Nárnia.

Barnes tem trabalhado de forma consistente desde então. Nos últimos anos, no entanto, ele fez ainda mais sucesso com uma rápida sucessão de trabalhos dignos de nota. Além de transformar Billy Russo (também conhecido como Retalho) em um vilão complexo em O Justiceiro, da Netflix, ele se destacou como o trágico Logan Delos em Westworld.

A aclamação e popularidade de Barnes só disparou para novas alturas em 2021. Um grande motivo para isso foi o lançamento de Sombra e Ossos. Com base na série de livros mais vendidos de Leigh Bardugo, a saga do Grishaverso foi adaptada para a Netflix e lançada no final de abril.

Situada no país devastado pela guerra de Ravka, a história segue Alina Starkov (Jessie Mei Li) enquanto ela descobre seu destino como a mítica Conjuradora do Sol. Ao longo do caminho, ela encontrou uma variedade de personagens ecléticos. O principal deles era o General Kirigan de Barnes (também conhecido como o Darkling).

Inicialmente um mentor e interesse amoroso, foi finalmente revelado que ele era o verdadeiro vilão de Sombra e Ossos. Independentemente disso, o desempenho de Barnes ganhou muitos elogios e rendeu a ele uma nova legião de fãs. Como tal, tem havido muita revisão do trabalho anterior do ator.

Até o próprio Barnes não foi isento. Em entrevista ao News AU, no entanto, o ator revelou que não olhou para trás com carinho em algumas de suas performances. Barnes se concentrou em uma em particular – sua atuação principal na adaptação de O Retrato de Dorian Gray em 2009.

Baseado no romance clássico de Oscar Wilde, o filme conta a história de um homem hedonista que vendeu sua alma pela juventude eterna. Aqui está a explicação completa de Barnes de por que ele refletidamente não está apaixonado por seu trabalho:

“Eu acho que há certos projetos que eu fiz que estou muito orgulhoso de como eles apareceram e há outros projetos que eu fiz onde na verdade eu fico tipo: ‘Eu não sinto que capturei a essência desta pessoa, ou eu não capturei a humanidade desta pessoa’, então da próxima vez que você tenta, quer realmente encontrar isso.”

“Eu vejo algo como O Retrato de Dorian Gray, por exemplo, e ao ler aquele livro e assistir este filme, eu não reconheço bem o que eu tinha na minha cabeça e vejo na tela.”

“E essa é minha responsabilidade. É por isso que não me sinto tão orgulhoso dessa performance necessariamente, porque não tive o conjunto de habilidades para traduzi-la, e me sinto assim anos depois, descobri muito disso e sinto que sei como fazer isso.”

Crítica ao próprio trabalho

Lançada em setembro de 2009, a adaptação foi dirigida por Oliver Parker. Trabalhando a partir de um roteiro de Toby Finlay, O Retrato de Dorian Gray também estrelou atores notáveis ​​como Colin Firth, Rebecca Hall, Ben Chaplin, Emilia Fox, Fiona Shaw, Pip Torrens e Rachel Hurd-Wood.

O filme recebeu críticas mistas. Independentemente da crítica, o filme conquistou uma base de fãs apaixonados e um retorno não desprezível de bilheteria.

Como esperado, Barnes não tinha nada negativo a dizer sobre a produção em si ou qualquer outra pessoa que trabalhou no filme. Da mesma forma, muitos provavelmente se oporiam à visão de Barnes como sendo excessivamente severa consigo mesmo.

Mesmo que alguém concordasse com suas declarações sobre O Retrato de Dorian Gray, o fato de ele ter apenas alguns anos de carreira lhe daria perdão.

Da mesma forma, eles teriam que aplaudir que Barnes pelo menos aprendeu e melhorou na esteira de tais erros percebidos. Seus esforços recentes demonstraram que ele estava certo em seus últimos comentários.

Sua capacidade de acrescentar humanidade no que poderiam ser monstros de um lado só foi mais do que evidente em seu trabalho como o Conjurador das Sombras em Sombra e Ossos.

Ele quase certamente domina o conjunto de habilidades de traduzir a essência do personagem da página para a tela – e acrescentá-lo com um charme agradável.

Como tal, qualquer que seja a visão de O Retrato de Dorian Gray (e do trabalho de Barnes nisso), a atenção permanecerá firmemente no futuro e no que ele trará em seguida à segunda temporada de Sombra e Ossos.

No Brasil, Sombra e Ossos está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.