Fim do mistério

Enfim revelado por que Meowth fala em Pokémon

Um episódio do anime já revelou a origem do personagem

Meowth, o único Pokémon não lendário que pode falar, é parte integrante da Equipe Rocket no anime de Pokémon. Sendo um dos programas de televisão de animação mais antigos de todos os tempos, Pokémon se orgulha de ter mais de 1.100 episódios, 23 filmes de longa-metragem e vários derivados.

Exibido desde 1997, Pokémon se concentra nas aventuras do protagonista do programa, Ash Ketchum, e seus amigos, que incluem essencialmente batalhas de Pokémon, a descoberta de Pokémon lendários e, na maioria, confrontos hilariantes com a Equipe Rocket, os anti-heróis da franquia.

Meowth faz parte do trio da Equipe Rocket, junto com Jesse e James, cuja presença ao longo do anime é motivada pela necessidade de seguir Ash e seus amigos para que tentem roubar Pikachu.

Em termos de personalidade, Meowth é conhecido por ser ambicioso e conivente, já que enganou Ash e sua equipe para atraí-los para as armadilhas várias vezes.

No entanto, o que distingue Meowth de outros Meowths, ou da maioria dos Pokémon em geral, é o fato de que ele pode falar e entender dicas de conversação humana fluentemente – por que isso?

A razão pela qual Meowth pode falar no anime é bastante sombria, decorrente de uma tragédia pessoal e anos de negligência, de acordo com o Screen Rant. Em uma sequência de flashback apresentada em “Go West Young Meowth”, vê-se que sua memória mais antiga como uma criança é de estar sozinho e com fome no Acampamento Pokéhearst.

Devido à escassez de comida, ou ao fato de que ele não foi devidamente educado, Meowth acidentalmente derrubou uma cesta de bolas de beisebol, acreditando que eram comida.

Isso irrita o técnico de beisebol residente, que pendura Meowth em uma árvore como punição.

Enquanto está pendurado, Meowth vê um filme chamado “That Darn Meowth!”, apresentando um Meowth que estava recebendo comida de dar água na boca em Hollywood. Acreditando que Hollywood é um paraíso, ele decide se aventurar por lá com esperanças e sonhos renovados – que seria onde finalmente aprenderia a falar.

Por que o Meowth pode falar?

No entanto, ao chegar em Hollywood, Meowth é percebido como um Pokémon perdido e constantemente perseguido por roubar comida de humanos. Uma gangue de Meowth decide acolhê-lo, permitindo-lhe viver nas ruas como um membro e causar estragos em toda a cidade.

Enquanto Meowth experimentou uma quantidade considerável de negligência em seus anos de formação, ele manteve seu idealismo mesmo em face da adversidade. Um dia, ele encontra uma Meowth fêmea chamada Meowzie, que o rejeita por ser pobre, dizendo que ela prefere humanos, de qualquer maneira.

Na tentativa de agradá-la e evocar afeto, Meowth se esforçou ao máximo para falar a língua humana, chegando a andar ereto.

No entanto, Meowzie ficou horrorizada com essa metamorfose e o chamou de uma aberração da natureza. Com o coração partido, Meowth se lembra da primeira palavra humana que aprendeu, “rocket” (“foguete”), e foi inspirado a se juntar à Equipe Rocket, depois disso, ele foi designado para uma equipe com Jesse e James.

Portanto, a capacidade de Meowth de falar em Pokémon tem origens bastante tristes, já que essa transformação foi desencadeada pela necessidade de ser aceito e pela negligência aguda por anos.

Embora Meowth e a Equipe Rocket tenham sido a fonte do alívio cômico por décadas, devido às suas aventuras hilárias no anime, suas vidas interiores são tingidas de tristeza e uma peculiar sensação de solidão.

Apesar de suas missões repetidamente fracassadas, o trio da Equipe Rocket foi ambiciosamente motivado a realizar o que fosse necessário para agradar seu líder, o ex-chefe da Equipe Rocket, Giovanni.

Esse desejo surgiu da necessidade de ser aceito? Isso é verdade, pelo menos no caso de Meowth, que desejava ciosamente substituir o Persian de Giovanni e ser seu “melhor gato” – o que oferece um vislumbre de seu desejo inato de ser amado.

No Brasil, o anime de Pokémon é exibido no Cartoon Network.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.