Força bruta

O Legado de Júpiter: Utópico ou Superman? Veja quem é mais poderoso

Personagens têm muitos poderes em comum

Sheldon Sampson, também conhecido como Utópico, é o super-herói mais poderoso do mundo em O Legado de Júpiter, mas como seus poderes se comparam aos do Superman?

Baseada nos quadrinhos de Mark Millar e Frank Quitely, O Legado de Júpiter foi adaptada como uma série para a Netflix por Steven S. DeKnight e estrelada por Josh Duhamel, Leslie Bibb e Ben Daniels.

A primeira temporada de O Legado de Júpiter é dividida em duas histórias: uma ambientada em 1929, que revela como Utópico e os outros membros da União da Justiça obtiveram seus superpoderes.

A outra se passa nos dias atuais, enquanto os filhos dos super-heróis originais lutam para manter o código de honra de seus pais contra uma formação cada vez mais violenta de vilões.

A filha de Sheldon, Chloe, rejeitou totalmente seu legado e está levando uma vida como uma modelo e garota festeira movida a drogas, e seu filho Brandon está tentando desesperadamente provar que tem o que é preciso para ser o próximo Utópico.

A premissa de O Legado de Júpiter, resumida por Millar, é: “E se o Superman fosse seu pai?”, e os dois super-heróis de quadrinhos certamente têm muito em comum.

Quem é mais poderoso?

Os poderes do Utópico são fundamentalmente semelhantes aos do Superman: ele tem super força, super velocidade, super durabilidade, pode voar para o espaço e disparar lasers de seus olhos.

Ele também tem sentidos extremamente aprimorados que lhe permitem ouvir desastres acontecendo na metade do caminho ao redor do planeta, ou um cometa se aproximando da Terra vindo do espaço.

Na história moderna de O Legado de Júpiter, Sheldon tem 120 anos e seus poderes não parecem mais estar no auge, com Brandon começando a superar seu pai em termos de força bruta absoluta (embora ele não tenha conseguido desbloquear sua visão a laser ainda).

Mas mesmo quando Sheldon estava no auge, seus poderes parecem ser consideravelmente mais fracos do que os do Superman.

Onde Utópico realmente vacila contra Superman é sua durabilidade. A fisiologia kryptoniana de Clark Kent o torna efetivamente invencível, ao ponto que ele pode sobreviver à explosão de uma bomba nuclear (embora ele precise de um tempo limite e uma dose de luz solar para se recuperar).

Em suas duas batalhas com Estrela Negra na primeira temporada de O Legado de Júpiter, o Utópico sobrevive a golpes que teriam matado um homem comum, mas mesmo assim acaba machucado e sangrando dos socos de Estrela Negra, então ele claramente não é invulnerável da mesma forma que o Superman.

Dito isso, o Superman pode ser severamente enfraquecido pela kryptonita, enquanto o Utópico não tem nenhum equivalente conhecido.

Em termos de força absoluta, as habilidades do Superman variam de uma versão para a outra, mas no geral ele parece superar o Utópico nesta categoria também.

Em uma cena da primeira temporada de O Legado de Júpiter, Sheldon é visto arrastando um grande arado por suas terras agrícolas – um feito incrível, certamente, mas também algo que o deixa tenso e perto do limite de sua força.

Ele também foi derrotado facilmente por Estrela Negra na luta do primeiro episódio, mesmo com a ajuda de outros membros da União.

Finalmente, há força de caráter.

Tanto o Superman quanto o Utópico têm convicções contra matar, embora o Superman seja menos formal e mais orientado por sua natureza inerentemente boa, enquanto o Utópico é movido por sua adesão rígida ao Código – um conjunto de regras, freios e contrapesos que ele criou para manter os super-heróis em linha.

Superman, no entanto, matou seus inimigos em várias ocasiões, incluindo o polêmico assassinato de Zod no final de O Homem de Aço, o que ele fez para impedir Zod de assassinar uma família.

A primeira temporada de O Legado de Júpiter também mostra o Utópico à beira de quebrar seu precioso Código para salvar a vida de um ente querido, embora ele tenha sido poupado de realmente matar.

No geral, o Utópico não pode se comparar ao Superman em termos de estatísticas básicas de resistência e durabilidade – mas, novamente, nem Batman, e ele ainda conseguiu derrotar o Homem de Aço com a ajuda de um exoesqueleto e um pouco de kryptonita em Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

A razão mais provável que o Utópico nunca iria bater Superman em uma luta é que os dois provavelmente nunca iriam lutar. O Utópico foi desenhado à imagem do Superman, então se eles se conhecessem, provavelmente acabariam sendo grandes amigos.

No Brasil, O Legado de Júpiter está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.