Quem Matou Sara? esconde segredos mitológicos na Netflix

Série traz referências a figuras conhecidas da mitologia clássica

Publicado em 28/5/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Contém spoilers!

Quem Matou Sara? é um suspense policial que gira em torno de um drama familiar e um mistério de assassinato em estilo policial, mas também é uma tragédia influenciada por figuras e simbolismo encontrados na mitologia clássica grega e romana.

O popular mistério de assassinato no estilo policial da Netflix, do premiado escritor, autor e criador da série, José Ignacio Valenzuela, é um dos seriados mais populares da plataforma de streaming.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A série da Netflix começa como um mistério de assassinato, mas se torna muito mais do que isso, pois Valenzuela utiliza sua formação literária para aprimorar a história.

Ao longo da série, Quem Matou Sara? faz conexões entre personagens e figuras conhecidas retratadas na mitologia clássica. Aqui está como o mito e o simbolismo por trás das figuras da mitologia grega e romana inspiraram personagens e o enredo de Quem Matou Sara?.

As referências do programa a três figuras míticas da mitologia clássica se destacam em particular. Quem Matou Sara? se inspira nos mitos de Diana, Jano e Medusa.

Cada uma dessas figuras e suas histórias individuais simbolizam diferentes temas que aparecem ao longo da série, destacando as influências literárias do seriado. Também dão ao público uma compreensão mais profunda dos significados ocultos por trás da narrativa da série e personagens trágicos, como Sara.

Diana

Diana, a Caçadora, deve o seu nome à mítica deusa romana, Diana. Como Sara Guzman em Quem Matou Sara?, Diana teria tido vários meios-irmãos. Conhecida como uma divindade tripla, a deusa também tinha três identidades distintas: Diana, a caçadora, Diana, a lua – um símbolo de feminilidade e fertilidade – e Diana do submundo.

Em essência, esses três papéis fizeram de Diana uma deusa da caça, do parto e da morte. E esses papéis estão conectados aos de Marifer, Clara e Sara em Quem Matou Sara?.

Se Marifer representa Diana, a Caçadora, Clara e Sara simbolizam a fertilidade e a morte. Na primeira temporada de Quem Matou Sara?, Clara se torna uma mãe substituta para o bebê de Chema e Lorenzo, e a premissa de abertura do programa é sobre encontrar o assassino de Sara.

Nesse caso, Clara simboliza Diana como a deusa da fertilidade e Sara como a deusa do submundo e da morte.

Jano

Curiosamente, a identidade de Diana como a deusa do parto também está ligada a outra deusa do mito romano. O papel de Diana como protetora do parto coincidiu com o da deusa Juno. Uma deusa com laços estreitos com o deus Jano, que muitas vezes é retratado como tendo duas faces.

Quando descrevemos uma pessoa como tendo “duas faces”, evocamos o mito do deus Jano. De acordo com a mitologia romana, as “duas faces de Jano” também simbolizam a natureza bilateral de todas as coisas, e as histórias de Jano na mitologia clássica o descrevem como um deus de começos, transições e mudanças.

Esses símbolos aparecem em Quem Matou Sara? através da duplicidade de seus personagens e da natureza complexa de suas identidades individuais, que muitas vezes têm dois lados.

Medusa

De acordo com a mitologia grega, Medusa era uma Górgona com cobras como cabelo, cujo olhar poderia transformar qualquer um em pedra.

No mito, ela representa uma figura trágica que é forçada a viver na solidão após ser amaldiçoada por Atena, que a transforma em monstro como vingança pela suposta sedução de Poseidon por ela.

Os psicólogos usaram o mito da Medusa como uma metáfora para vários diagnósticos psicológicos, incluindo o “Complexo de Medusa”, um termo às vezes usado para descrever sintomas de paralisia emocional.

E Quem Matou Sara? usa a imagem da deusa em referência ao estudo psicológico revelado no final da segunda temporada. Como a primeira paciente do chamado “experimento de Medusa” do Dr. Alanis, Sara incorpora a figura mitológica e sua história trágica.

No Brasil, Quem Matou Sara? está agora disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio