Antiga controvérsia

Smallville aumenta polêmica do Superman na DC

Série aumentou disputa entre o Homem de Aço e o Flash

A abordagem de Smallville sobre o Superman foi realmente melhor em ser um velocista do que o próprio Velocista Escarlate, Barry Allen, de The Flash.

O Homem de Aço é conhecido por ser “mais rápido do que uma bala veloz”, mas sua velocidade é normalmente inferior à do Flash nos quadrinhos e nos desenhos animados. Para Superman, é apenas um de seus muitos poderes, mas para Barry, é seu maior trunfo.

Super velocidade era uma das duas habilidades que Clark (Tom Welling) tinha quando sua jornada começou na primeira temporada de Smallville. Durante seus anos de colégio, Clark frequentemente protegia seus amigos de vilões que obtiveram superpoderes da chuva de meteoros.

Para derrotar seus inimigos infectados por meteoros, Clark teve que confiar em sua velocidade e força, já que ele nunca teve acesso a voo no seriado.

Ser capaz de se mover mais rápido do que os humanos podiam ver era bastante vantajoso para ele, já que havia apenas um personagem na série cuja velocidade ultrapassava a sua: Bart Allen (Kyle Gallner). Allen serviu como a versão do Flash de Smallville.

Clark não conseguia acompanhar Bart, e ele pode não ter sido tão rápido quanto Barry Allen de Grant Gustin também, mas com base no que ele foi capaz de fazer em Smallville, Clark tinha um melhor entendimento de como usar sua super velocidade do que o Flash do Arrowverso.

Certo, houve momentos em que Clark foi pego de surpresa quando não deveria, mas houve vários momentos no programa em que sua velocidade resultou em resoluções rápidas e fáceis para seus problemas.

A polêmica disputa de Superman e Flash

Clark encontra dezenas de adversários infectados por meteoros durante a jornada de Smallville, mas só teve que lutar contra alguns deles.

Já que Clark era tão rápido, ele era capaz de incapacitar um vilão antes mesmo que ele soubesse o que estava acontecendo. Se Lana (Kristin Kreuk) ou Chloe (Allison Mack) estivessem sendo ameaçadas por alguém, Clark entrava rapidamente, despachava o inimigo e saía de cena imediatamente.

Alguns exemplos disso foram seus encontros com Graham Garrett na quinta temporada e Curtis Knox na sétima temporada. Depois de usar a super velocidade para nocauteá-los, ele saiu antes que os presentes soubessem que ele estava lá. Houve muitas ocasiões em que Clark iniciava – se não encerrava imediatamente – uma luta com sua velocidade.

Essa abordagem é muito mais eficaz do que a empregada por Barry Allen em The Flash. Embora ele tenha o que é indiscutivelmente o maior poder no Arrowverso, ele tende a exigir a ajuda de uma equipe e, na maioria das ocasiões, tem que formular uma estratégia para derrotar os metahumanos que atacam Central City.

Sendo um personagem que é muito mais rápido do que todos os outros, não deveria ser tão difícil para ele derrubar seus inimigos antes que eles possam usar seus poderes nele.

Infelizmente, Barry foi derrotado por vários criminosos superpoderosos que ele poderia ter subjugado, se ao menos tivesse atacado primeiro (ao invés de começar a batalha com uma conversa).

Claro, esses desafios que Barry enfrenta na série podem parecer necessários até certo ponto para o bem da história, mas, felizmente, esse é um problema que será consertado em algum ponto no futuro.

No Brasil, Smallville está agora disponível no Globoplay. Já The Flash faz parte do catálogo da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.