Polêmica

The Big Bang Theory é banida de país por motivo absurdo

Série fez sucesso ao redor do mundo, mas espectadores de uma nação ficaram sem a comédia por um período

The Big Bang Theory ficou banida na China por um ano. A série tem transmissão no país asiático pela plataforma Sohu.

Assim como no resto do mundo, a comédia é um grande sucesso na China. Logo que chegou na plataforma do país, a série de Sheldon recebeu logo 1,3 bilhão de visualizações.

Porém, para surpresa dos espectadores e do mundo, o Ministério da China para Administração da Imprensa, Rádio, Filme e Televisão tirou The Big Bang Theory do ar. A medida foi feita em 2014.

O motivo é o que mais surpreendeu. O governo chinês respondeu que não queria a influência dos Estados Unidos no país a partir de costumes apresentados em The Big Bang Theory.

Na época, alguns afirmavam que os políticos não queriam que “nerds virassem tendência” no país asiático. Com o banimento, espectadores de The Big Bang Theory fizeram uma espécie de protesto silencioso e passaram a usar o termo diaosi como identificação própria.

A palavra é um xingamento para “perdedor”, mas os chineses a transformaram em tendência por causa do seriado. Isso deixou o governo preocupado, até para uma tendência econômica.

Antes do banimento, uma pesquisa mostrou que o termo já estava subindo. Isso levou o governo a tirar a série do ar, de forma absurda.

No período de banimento, fãs da China e de outros países se uniram também para compartilhar o seriado. Isso fez com que em 2015, o banimento acabasse. The Big Bang Theory passou a ficar disponível de novo no país.

The Big Bang Theory terminou após 12 temporadas e pode ser conferida no Globoplay.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.