Mal-entendido

Yasuke: Anime da Netflix comete grande erro com samurai

Personagens zombam do samurai negro por ser um "servo", apesar de todos os samurais serem essencialmente servos

O daimiô Oda Nobunaga deu pessoalmente para Yasuke um par de espadas para promovê-lo ao posto de samurai, a primeira vez que um não japonês foi homenageado dessa forma – algo que o anime destaca.

No entanto, vários personagens do anime insultam Yasuke chamando-o de “servo”, o que demonstra um grande mal-entendido sobre a natureza do samurai no Período Sengoku no Japão.

O samurai foi tão mitificado que muitas vezes é difícil separar o fato da ficção. Samurais eram uma casta hereditária de nobres guerreiros, dedicados a servir senhores regionais chamados daimiô.

No século 16, eles adotaram um código de honra conhecido como bushido. Eles também tinham permissão legal para matar qualquer camponês que não mostrasse o devido respeito, demonstrando seu alto status.

A palavra samurai significa literalmente “servo”, significando seu serviço a um senhor feudal, embora muitos preferissem o termo “bushi”, que significa “guerreiro”.

A maioria dos samurais nasceu na casta, mas durante o Período Sengoku, não era incomum que plebeus fossem promovidos ao posto de samurai. Em alguns casos, um samurai de baixo escalão pode até se tornar um daimiô.

Oda Nobunaga, o daimiô que fez de Yasuke um samurai, era o homem mais poderoso do Japão.

Após sua morte, ele foi substituído por Hideyoshi Toyotomi, um homem que começou sua carreira como portador de sandálias de Nobunaga, mas foi continuamente promovido por suas realizações até que finalmente herdou todos os territórios que Nobunaga conquistou.

Isso demonstra que o serviço a um senhor era uma parte essencial dos costumes de um samurai e que qualquer um poderia se tornar um samurai por meio desse serviço. Como tal, faz pouco sentido ouvir os personagens do anime da Netflix insistirem repetidamente que Yasuke não pode ser um samurai, já que ele já foi um servo.

A primeira vez que Yasuke encontra um samurai no anime, ele intervém quando o guerreiro tenta matar um menino desarmado. Este bushi sem nome então tenta matar Yasuke por ser um servo que ousou falar tão diretamente com um samurai. Yasuke o derrota, o que o chama a atenção de Nobunaga.

Mais tarde, ele se junta ao ataque de Nobunaga ao clã Iga, onde Yasuke é zombeteiramente chamado de “escravo” e “servo”, que inimigos e aliados usam para justificar suas crenças de que ele não pode ser um samurai.

Ele mata o comandante Iga em combate individual, provando assim seu valor. Na celebração da vitória, Nobunaga conduz pessoalmente um brinde para homenagear as realizações de Yasuke.

Mas mesmo assim, um dos generais do daimiô, Mitsuhide, diz ao samurai negro que “servos sempre serão servos”. Comentários como esse são repetidos ao longo do anime da Netflix, apesar do fato de os samurais serem servos.

Grande mal-entendido na trama

Seria um erro sugerir que todos os samurais têm a mesma atitude sobre seu papel na sociedade. Como a maioria nasceu em uma posição de alto status, muitos deles zelosamente se protegeram contra o que consideravam uma usurpação das tradições que os tornavam especiais.

No entanto, o Japão era uma sociedade feudal baseada no serviço, onde camponeses e samurais serviam ao seu daimiô que, por sua vez, servia ao xogum e ao imperador. Foi especificamente porque Yasuke se distinguiu como servo de Nobunaga que ele provou ser digno de se tornar um samurai.

Qualquer um que rejeitasse a importância de tal serviço leal estaria demonstrando uma atitude nada semelhante a um samurai.

No Brasil, Yasuke está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.