Censura

Lady Gaga, Justin Bieber e BTS são banidos de reunião de Friends

Versão chinesa do especial tem 6 minutos a menos

O especial de reunião de Friends teve diversas cenas censuradas na China. As participações de Lady Gaga, Justin Bieber e do BTS foram totalmente cortadas dessa versão.

No especial, Lady Gaga canta Smelly Cat junto de Lisa Kudrow. Já Justin Bieber participa do show de moda do especial. O BTS, por sua vez, lembra como a série ajudou os membros do grupo a melhorarem seu inglês.

Os cortes foram realizados pelas companhias de streaming da China, Youku, iQiyi e Tencent, que removeram todas as cenas incluindo esses artistas, além de qualquer referência a pessoas LGBTQ+. Ao todo, foram cortados aproximadamente 6 minutos do especial.

Essas cenas foram censuradas em razão de ações prévias de cada artista. Em 2016, Lady Gaga se encontrou com o Dalai Lama, que fugiu do Tibet em 1959 e é considerado como perigoso pelo governo chinês. Sua música foi banida do país e ela não pode cantar na China desde então.

Já o BTS homenageou veteranos de guerra da Coréia do Sul, em outubro de 2020. Isso causou controvérsia na China, visto que o país foi aliado da Coréia do Norte.

Já Justin Bieber foi considerado pelo governo chinês um cantor de “comportamento ruim”. Seja lá o que isso quer dizer.

O especial de Friends está disponível no HBO Max. A plataforma de streaming chega em 29 de junho de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.