Duelo de titãs

Cade investiga Globo por suposta ação para não perder nomes para Netflix

Conselheira do Cade alega que Globo realiza monopólio

A rede Globo está sob investigação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que apura suposto monopólio na produção de novelas no Brasil. Isso ocorre após a gigante brasileira renovar os contratos com diversos de seus astros.

Essa renovação de contratos teria ocorrido a fim da Netflix evitar que suas maiores estrelas migrassem para a Netflix e outras plataformas de streaming, que também produzirão séries e novelas no Brasil.

Paula Farani de Azevedo Silveira, conselheira do Cade, enviou um ofício ao procurador-geral Walter Agra, pedindo a “instauração de um processo administrativo para imposição de sanções administrativas por infrações à ordem econômica. A informação é de Vinícius Andrade e Daniel Vaquer, do Notícias da TV.

Justificando a abertura do processo administrativo, Paula Farani anexou uma matéria de Carla Bittencourt, do Metrópole, dizendo que a Globo estenderia os contratos de diversos atores até 2023, incluindo Deborah Secco, Vitória Strada, Juliana Paes, Grazi Massafera, Leticia Colin, Paolla Oliveira, Giovanna Antonelli, Marina Ruy Barbosa, dentre outros.

“Entendo haver indícios de prática de abuso de posição dominante por meio da assinatura de acordos de exclusividade com os principais atores (insumos), o que impediria a entrada efetiva de rivais no mercado. A jurisprudência do Cade é clara no sentido de que um agente dominante não pode adquirir insumo com o intuito de retardar ou limitar a entrada de rivais no mercado”, alegou Paula Farani.

Produções brasileiras da Disney

Disney+ não é a única plataforma de streaming da Disney, em breve será lançado no Brasil o Star+, que traz conteúdo voltado para o público adulto. Dentre as produções do novo serviço está uma série sobre Silvio Santos.

O Rei da TV contará a história do apresentador e empresário brasileiro. A série abordará a vida de Silvio Santos desde a sua infância até a atualidade.

Outros programas nacionais do Star+ incluem um seriado sobre Maria Bonita, companheira do cangaceiro Lampião, e uma série sobre o fim da escravidão no Brasil.

Mais um seriado anunciado é Insânia, que gira em torno de uma policial internada em clínica psiquiátrica, que precisa investigar a conspiração que a colocou naquele lugar.

Todas essas produções fazem parte da exigência nacional que obriga canais e plataformas produzirem conteúdo nacional, empregando profissionais brasileiros, o que ajuda a movimentar a indústria audiovisual nacional.

No YouTube, o Star+ divulgou uma prévia com alguns depoimentos e cenas dessa séries, incluindo a produção sobre Silvio Santos. Veja, abaixo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.