Polêmica

Criadora de Friends admite falta de diversidade na série: “Minha ignorância”

Série praticamente não tem atores ou atrizes não-brancos

O especial da CNN History of the Sitcom (história da sitcom, em tradução livre) teve um segmento refletindo o sucesso de Friends e a falta de diversidade da série veio à tona novamente.

A produtora e roteirista Marta Kauffman assumiu parcela da culpa por não ter nenhuma pessoa negra no elenco principal da série.

“Foi, até certo ponto, um produto da época e da minha própria ignorância”, disse Kauffman. “Havia shows de pessoas negras e shows de pessoas brancas. Não havia muitos shows que fossem inter-raciais”.

Já falou sobre o assunto antes

Essa não é a primeira vez que a criadora de Friends abordou esse assunto, que ocasionalmente vem à tona. Em painel no festival ATX TV, ela também falou sobre o assunto.

“Eu gostaria de saber o que sei hoje, eu teria tomado decisões muito diferentes”, disse ela. “Sempre incentivamos diversidade em nossa empresa, mas não fiz o suficiente”.

Um dos poucos exemplos de pessoa negra em Friends é Aisha Tyler, que interpretou uma das namoradas de Ross. Ela somente apareceu em nove episódios da sitcom.

Atualmente, Friends pode ser assistido por meio do HBO Max, plataforma de streaming da Warner.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.