Polêmica

Episódio de Bob Esponja é acusado de corromper crianças

Capítulo é ainda de 2001 e envolve o personagem do título em um aprendizado sobre palavrões

O episódio de 2001 de Bob Esponja, Boca de Marinheiro, volta a causar polêmica. O site Pop Culture relata que o capítulo é novamente acusado de corromper as crianças, já que tem uma trama com palavrões como tema.

Na trama, Bob Esponja e Patrick aprendem um palavrão quando alguém escreve em uma lata de lixo, “Seu Siriguejo é um *****”. A palavra não chega a ser mostrada e sempre quando alguém a diz, um barulho de golfinho, imitando o som de censura na TV, pode ser ouvido.

Sem saber o que significa a palavra, Bob Esponja começa a questionar muitas pessoas na Fenda do Biquíni. No fim, o personagem e Patrick aprendem outras 13 palavras proibidas e sabem que não podem usá-las.

Mesmo assim, ao fim do capítulo de 2001, os espectadores se perguntam qual poderia ser a palavra usada.

Acusação contra Bob Esponja

O capítulo é acusado de levar crianças a xingarem. O site relata que espectadores acham que Boca de Marinheiro pode fazer com que os fãs mirins, mesmo sem saber a expressão usada, comecem a adotar palavrões por conta do desenho.

Na época de exibição, o desenho também causou polêmica. O Conselho de Pais para Televisão dos EUA chegou a iniciar um movimento contra esse episódio em específico.

“Espectadores inocentes de Bob Esponja não entendem quando enxergam a frase, mas Patrick diz que é um ‘intensificador de frase’ quando se quer falar chique. O resto do capítulo mostra Patrick e Bob Esponja usando palavrões. O som do golfinho faz tudo parecer engraçado. No fim, Bob Esponja promete nunca mais usar as palavras. Mas, o capítulo termina com eles dizendo todas palavras. A mãe do Seu Siriguejo apenas os pune por ‘falarem como marinheiros'”, chegou a dizer um texto do conselho.

Na época, o criador de Bob Esponja, Stephen Hillenberg disse que queria apenas trazer histórias pelas quais crianças passam. “Falamos muito sobre nossas experiências como crianças, e algumas viram histórias”, chegou a declarar o roteirista.

Bob Esponja pode ser conferido no UOL Play.

Clique aqui para assinar o UOL Play e conferir Bob Esponja.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.