Incrível

Como Vender Drogas Online (Rápido) é inspirada em sombria história real

Seriado da Netflix pode parecer uma ficção completa, mas se inspira em caso que aconteceu na Alemanha

Como Vender Drogas Online (Rápido) voltou com a terceira temporada na Netflix. A série envolve um garoto alemão de 17 anos chamado Moritz (interpretado por Maximilian Mundt) que decide começar a vender drogas on-line para reconquistar sua ex-namorada.

Sendo um gênio nerd, Moritz se torna um traficante de sucesso, apenas para levar seus negócios à Internet e regular com um site chamado MyDrugs… com a ajuda de seu relutante melhor amigo Lenny (Danilo Kamber).

Embora o seriado seja repleto de drama e catarse, é realmente baseado em um crime da vida real. Sim, um adolescente conseguiu se tornar um dos maiores traficantes de drogas on-line da Alemanha.

Como? O Observatório do Cinema vai explicar.

História real

O personagem principal de Como Vender Drogas Online (Rápido) se chama Moritz, mas o cara em que ele se baseia é na verdade chamado Maximilian S. Em 2013, quando ele tinha apenas 18 anos, Max criou uma loja on-line chamada Shiny Flakes para vender drogas do seu próprio quarto.

Graças à sua habilidade em tecnologia e talento para entender os hábitos dos clientes, ele desenvolveu um negócio muito bem-sucedido – como, por exemplo, para obter sucesso em milhões de euros em Bitcoin. E, diferentemente da série, Max não tinha um amigo para ajudá-lo – ele fazia tudo sozinho.

Ele disfarçou a receita como lucro de um negócio de web design, mas eventualmente a polícia o pegou.

Embora Max tenha mantido seu site oculto, ele cometeu alguns erros que o levaram a ser preso. Ele não usou a postagem correta em um de seus pacotes.

Portanto, em vez de ser devolvido ao remetente, o pacote permaneceu em um centro de correspondência até que fosse aberto (e as drogas dentro foram descobertas). Houve casos semelhantes na região de Leipzig – outro erro que Max cometeu ao usar as mesmas estações de correio -, então a polícia começou a analisar dados de vários centros de correio e manteve as estações sob vigilância.

Eventualmente, eles descobriram que era Max quem estava enviando esses pacotes.

As autoridades começaram a comprar drogas em seu site como teste e também interceptaram 40 quilos de drogas por correio. Por fim, vigiaram a casa de Max e esperaram que a venda fosse encerrada.

Depois de testemunharem uma troca de drogas, a polícia confrontou Max. Ele entrou em casa e tentou destruir seus discos rígidos, mas não foi rápido o suficiente.

A polícia o prendeu e apreendeu 320 quilos de drogas no valor de 4,1 milhões de euros.

Max foi considerado menor de idade, então ele só ficou sete anos na prisão por seus crimes. Ele cumpre sua sentença desde 2015, mas ele não é um presidiário comum.

Max pode deixar a prisão durante o dia e, depois de ouvir que sua história estava sendo transformada em uma série da Netflix, ele literalmente apareceu no set de produção.

“Achamos que ele estava inventando, mas era ele”, disse o criador do programa Matthias Murmann à MSN.

“Foi interessante entender a mentalidade dele.”

Matthias contou que Max até mostrou à equipe como ele organizava as drogas em caixas. Pelo menos ele foi útil para a série.

A terceira temporada de Como Vender Drogas Online (Rápido) já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.