Livro canônico

História de encerramento de Chaves volta ao Brasil

Escrito pelo próprio Roberto Gómez Bolaños

A editora Pipoca & Nanquim vai republicar O Diário do Chaves, livro de 1995 que encerra oficialmente a série Chaves. O livro foi escrito por Roberto Gómez Bolaños, criador da série.

Trata-se de um livro considerado canônico para o grupo Chespirito, que cuida do legado de Bolaños. Na história, os personagens icônicos do seriado estão presentes, incluindo Seu Madruga, Quico, Chiquinha, Dona Florinda, dentre outros.

A trama de O Diário de Chaves mostra o personagem titular engraxando os sapatos de ninguém menos que Roberto Gómez Bolaños. Com isso, o roteirista e ator acaba ficando o diário do Chaves e decide publicar esse material.

Com isso, a série ganha um desfecho oficial. O livro foi publicado no Brasil originalmente em 1995, mas estava sem editora desde então. Veja a capa, abaixo.

Fim da história

A nova edição do Pipoca & Nanquim traz alguns extras, incluindo um texto de Florinda Meza, que interpreta Dona Florinda. Ela relata a trajetória do elenco da série, a cronologia de Chaves e ainda traz detalhes sobre os bastidores.

Ao todo são 172 páginas do seriado que era exibido pelo SBT, até julho de 2020. Por enquanto, o programa não é exibido no Brasil, seja por emissora tradicional, ou plataforma de streaming.

Chaves estreou em 1972, no México, em 1984 a série de comédia passou a ser exibida no Brasil, pelo SBT.

A nova edição de O Diário de Chaves chega ao Brasil em 27 de agosto. O preço sugerido é de R$ 49,90. Atualmente ele está em pré-venda.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.