Marvel arruinou história clássica do Homem-Formiga

A jornada autodestrutiva de Hank Pym terminou em redenção nos quadrinhos, mas What If? tornou essa última parte impossível

Publicado em 29/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Contém spoilers

A série animada What If?, da Marvel, arruinou uma história clássica de um dos Vingadores originais dos quadrinhos, Hank Pym, o primeiro Homem-Formiga. Para o terceiro episódio, a Marvel finalmente deu ao Hank Pym de Michael Douglas a chance de usar o traje de Jaqueta Amarela.

Nos filmes, Pym teve negada a chance de seguir esse caminho, já que o título foi dado a Darren Cross em Homem-Formiga.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Embora haja uma precedência na Marvel Comics para o Jaqueta Amarela de Hank Pym tornar-se mentalmente instável e tomar um rumo ruim, a direção particular que a Marvel tomou com o episódio não fez o melhor uso das ideias nas quais se inspirou, como apontado pelo Screen Rant.

Semelhante ao personagem do MCU, a versão em quadrinhos de Jaqueta Amarela deixou que seus problemas de raiva o conduzissem por um caminho sombrio. Depois de ter um colapso mental, Hank bateu em sua esposa e programou um robô para lutar contra os Vingadores (apenas para que pudesse “salvá-los”).

A maior diferença entre isso e o que se desdobrou em What If? é que enquanto ambas as histórias mostraram Pym arruinar sua própria vida, apenas uma esqueceu sua redenção.

A clássica redenção de Hank Pym

O terceiro episódio de What If? transformou Hank Pym em um vilão completo, enquanto os quadrinhos destruíram sua reputação heroica, mas não chegaram a torná-lo um supervilão absoluto. Isso é importante, porque a melhor parte da história do Jaqueta Amarela nos quadrinhos da Marvel não é sua queda – é como ele tentou compensar isso.

O que tornou este arco nos quadrinhos da Marvel tão interessante é que ele levou um herói distinto por uma jornada autodestrutiva, o fez chegar ao fundo do poço e então lhe deu a oportunidade de se reconstruir.

Por causa de seus erros caros, Pym foi facilmente acusado de um crime que não cometeu, forçando-o a derrubar sozinho os Mestres do Mal e limpar seu nome.

Os esforços de um Vingador mal compreendido para reconquistar a confiança perdida, perdoar a si mesmo por suas ações e lutar contra probabilidades aparentemente impossíveis são frequentemente considerados como a história definitiva de Hank Pym nos quadrinhos, e é por isso que é uma pena que a Marvel foi um pouco longe demais em What If?, fazendo-o assassinar pessoas inocentes.

Se não tivesse adotado essa abordagem, a série animada poderia ter encontrado uma maneira de eventualmente adaptar um grande arco de redenção para o primeiro Homem-Formiga, um dos Vingadores originais da Marvel Comics.

What If?, da Marvel, está agora disponível no Disney+. A série animada lança um novo episódio por semana.

Filmes e séries da Marvel podem ser assistidos pelo Disney+. Clique aqui para assinar o serviço de streaming.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio