Curiosidade

Outer Banks mostra fenômeno raro em morte de personagem

Ainda assim, série da Netflix peca no realismo da cena

Contém spoilers

Em uma cena chocante da segunda temporada de Outer Banks, Sarah Cameron (Madelyn Cline) tecnicamente “morre” por alguns minutos até que milagrosamente volta à vida. Pode parecer impossível, mas na verdade se trata de um fenômeno raro, por mais que alguns detalhes devam ser notados.

Pesquisando na literatura, há uma diferença entre “morte clínica” (o coração para de bater) e morte biológica (morte real e irreversível).

Um retardo no retorno à vida após a ressuscitação é conhecido como fenômeno de Lázaro, em homenagem a um personagem bíblico que retorna à vida quatro dias após sua morte. Tecnicamente, é possível que um coração pare e reinicie vários minutos depois.

Mas, de acordo com a Healthline, esse é um fenômeno incrivelmente raro: um estudo de 2015 encontrou apenas 32 casos do efeito entre 1982 e 2008. A probabilidade de Sarah ter experimentado isso apenas alguns momentos depois de ter “morrido” é extremamente baixa.

A probabilidade de ela acordar cerca de horas depois, sem problemas perceptíveis para andar ou danos neurológicos, é ainda menor.

Mas, é claro, estamos falando de Outer Banks. O realismo não é bem o ponto forte da série.

Mais sobre Outer Banks

Outer Banks é uma série de drama adolescente criada por Josh Pate, Jonas Pate e Shannon Burke, que pertence à Netflix.

Outer Banks é situada em uma cidade costeira ao longo de Outer Banks da Carolina do Norte, onde há uma divisão social rígida entre residentes sazonais ricos e moradores da classe trabalhadora.

O seriado segue um grupo de adolescentes que vivem na região e estão determinados a descobrir o que aconteceu com o pai desaparecido do líder do grupo, John B. Ao longo do caminho, eles descobrem um tesouro lendário que está ligado ao pai de John B.

Perseguidos pela lei e por um grupo rico, os jovens buscam superar obstáculos como drogas, amor, brigas, amizade, dinheiro e a privação de ser um adolescente americano.

No Brasil, Outer Banks está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.