Imposto

Governo pretende discutir medida que pode aumentar preço da Netflix

Plataformas de streaming podem ser tributadas em breve

O governo visa discutir a obrigatoriedade de plataformas de streaming em pagar a Contribuição para o Desenvolvimento Nacional da Indústria Cinematográfica (Condecine). A medida pode acarretar, a curto ou longo prazo, no aumento da mensalidade desses serviços, que incluem Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Disney+, dentre outros.

As lideranças do governo no Congresso planejam discutir essa medida na primeira semana após o feriado da Independência, em 7 de setembro.

Previamente, em junho, o presidente Jair Bolsonaro havia vetado um trecho que excluía essas plataformas de streaming de pagar o Condecine.

Consumidor pode pagar o preço

Caso seja mantido esse veto, Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Star+ e HBO Max, dentre outros, deverão pagar o tributo.

Representantes do setor, conforme o Metrópoles, buscam derrubar esse veto, alegando que isso pode trazer insegurança jurídica para a atuação das plataformas de streaming no Brasil.

Atualmente, o preço da Netflix tem sido duramente criticado pelos assinantes, estando muito acima de concorrentes como o Amazon Prime Video e o HBO Max. Ainda é incerto o quanto essa medida, caso aprovada, irá afetar os serviços em território nacional.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.