Polêmica nas redes

HBO Max cancela série teen e deixa fãs revoltados

Plataforma não encomendou 2ª temporada de Generation

Na última semana, o HBO Max surpreendeu fãs ao cancelar a série Generation, vista como uma das produções teens mais promissoras da plataforma. O streaming anunciou a decisão de não encomendar uma segunda temporada no dia 14 de setembro. O anúncio deixou fãs da série revoltados, e provocou protestos nas redes sociais.

Criada por Zelda Barnz e seu pai Daniel Barnz, Generation estreou com a intenção de conquistar os espectadores mais jovens e atraí-los para o HBO Max, famoso por disponibilizar produções mais maduras.

A série foi o primeiro piloto a receber ordem de temporada completa pela plataforma, que investiu pesado em seu sucesso. O streaming chegou até a lançar um podcast exclusivo para a produção no Spotify e outras plataformas de música.

A primeira temporada de Generation contou com 16 episódios, e foi dividida em duas partes. O último episódio da série estreou no HBO Max em 8 de julho.

Por que HBO Max cancelou Generation?

Generation (com o título estilizado como Genera+ion), acompanhou em sua única temporada as rotinas e o amadurecimento de um grupo de estudantes do ensino médio.

A série aborda a maneira que os adolescentes exploram a sexualidade em um contexto moderno, marcado por redes sociais e uma grande importância em reputações e presenças online.

A produção abordou também como os novos valores da geração atual se chocam à natureza conservadora das famílias em uma comunidade tradicional.

O elenco de Generation contou com Nathanya Alexander (Oito Mulheres e um Segredo), Chloe East (O Lobo de Snow Hollow), Nava Mau (Waking Hour), Lukita Maxwell (Speechless), Haley Sanchez (Reddress), Uly Schlesinger (Two Eyes), Sam Trammell (True Blood), Chase Sui Wonders (On the Rocks), Justice Smith (Pokémon: Detetiver Pikachu) e Martha Plimpton (Raising Hope).

Em sua nota oficial, o HBO Max não revelou o motivo específico do cancelamento. Ou seja, tudo indica que Generation não alcançou a audiência desejada pela plataforma.

“Não vamos produzir uma segunda temporada de Generation. Estamos orgulhosos por termos colaborado com Zelda e Daniel Barnz para caracterizar a juventude LGBTQ de maneira autêntica e fiel à realidade, com um elenco diverso e histórias profundas. Agradecemos ao elenco maravilhosamente talentoso por todo o trabalho duro e colaboração”, afirmou o comunicado oficial do streaming.

O cancelamento de Generation, embora tenha surpreendido muitos fãs, não foi uma novidade para a crítica especializada.

“É uma série promissora, mas o problema é que se leva muito a sério”, afirmou a crítica do site The AV Club.

Muitos fãs consideraram o cancelamento de Generation como um descaso da HBO em relação ao público LGBTQ. No entanto, muitos também reclamaram da reação do público, que não deu a audiência necessária à produção.

“Falando sério, Generation na HBO é um ótimo exemplo de pessoas buscando por representatividade, e quando essa representatividade acontece, todos ficam em silêncio”, afirmou uma internauta sobre a baixa audiência da série.

“HBO realmente disse: ‘Nós amamos o público LGBTQ!’, e depois cancelaram Generation com só uma temporada”, comentou outra espectadora da série.

A primeira (e única) temporada de Generation na HBO Max já está disponível no HBO Max; veja abaixo o trailer da série.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.