Lançamento

Missa da Meia-Noite: Explicamos o final de série da Netflix

Encerramento trouxe muitas reviravoltas e acontecimentos chocantes

Contém spoilers

Ficou confuso com o final de Missa da Meia-Noite, da Netflix, ou acha que perdeu alguma coisa importante? Aqui está uma explicação do que acontece.

Missa da Meia-Noite é a nova série do cineasta Mike Flanagan, de A Maldição da Residência Hill. Alguns, aliás, acreditam que pode ser sua melhor obra até agora.

Sem mais delongas, continue lendo para conferir o que acontece no encerramento de Missa da Meia-Noite, da Netflix (via Digital Spy).

Final explicado

O povo da Ilha Crockett realmente acreditava que seus infortúnios estavam mudando após a chegada inesperada do Padre Paul. A preocupação deles com o Monsenhor Pruitt rapidamente se dissipou quando o padre interino realizou um milagre genuíno bem diante de seus olhos.

Ele persuadiu Leeza Scarborough, que passou grande parte de sua vida em uma cadeira de rodas depois que foi baleada por Joe Collie, a não apenas ficar de pé, mas andar vários metros em direção a ele enquanto seus pais e outros paroquianos assistiam, estupefatos com a cena que se desenrolava diante deles.

Mas aquilo foi só o inicio. Milagres de todos os tamanhos e formas estavam surgindo em todos os cantos da comunidade. A dor crônica nas costas de Ed Flynn desapareceu completamente, e a mãe da Dra. Gunning, Mildred, estava envelhecendo para trás.

A fé da comunidade em Deus foi reforçada pelos acontecimentos extraordinários, que por sua vez levaram mais e mais pessoas a comparecer à missa na esperança de que também tivessem suas orações respondidas.

Mas mal sabiam elas que horrores as aguardavam.

O Padre Paul era um pecador. Ele mentiu para a congregação sobre a condição de Monsenhor Pruitt. O padre de longa data da ilha não estava se recuperando em um hospital no continente, mas de pé diante deles como ninguém menos que… Padre Paul.

Ele havia se metamorfoseado em seu eu mais jovem, seu corpo livre da fragilidade que um dia o governou, sua mente livre da demência que estava começando a dominá-lo – sem máscaras, sem truques. Monsenhor Pruitt havia retornado da Terra Santa, décadas mais jovem, para inaugurar um novo amanhecer.

Durante sua peregrinação, ele se afastou de seu grupo turístico e vagou, confuso, pelo deserto, onde foi arrastado por uma violenta tempestade de areia. Através da agitação, ele avistou uma antiga ruína e entrou para se abrigar. Mas ele não estava sozinho.

Dentro das sombras espreitava uma criatura alada, os olhos brilhando na escuridão. Somos informados de que era um Anjo do Senhor, que subsequentemente jogou Pruitt no chão e drenou o sangue de seu corpo. Mas em vez de deixá-lo para morrer, o anjo permitiu que o velho consumisse seu sangue ao ouvi-lo recitar o Pai Nosso.

Quando ele acordou, a tempestade havia passado e Pruitt era jovem novamente, sua mente e seu corpo restaurados. Foi naquele momento que ele soube o que precisava fazer.

O padre enfiou o anjo em um baú antigo, que ele mandou de volta para a ilha com ele.

Depois que Pruitt fez um milagre em Leeza, sua saúde começou a piorar. Ele estava desmaiando em várias ocasiões e sentindo uma dor abdominal terrível, que o forçava a se curvar. Mas a consequência mais alarmante de consumir o sangue do anjo foi a recém-descoberta aversão de Pruitt à luz do sol.

Com o tempo, ele descobriu que só poderia sair de sua residência quando a escuridão caísse, ou então morreria. E não esqueçamos seu desejo insaciável de sangue, de preferência humano, que ele ocasionalmente satisfazia bebendo o seu próprio.

Claro, ele estava imune à morte contanto que evitasse as horas do dia, e o mundo que ele agora olhava literalmente brilhava, emitindo um brilho que ele não conhecia anteriormente, mas ele também era essencialmente um vampiro.

E o mesmo destino se abateu sobre os residentes de Crockett que beberam da taça da comunhão na missa. Pruitt estava enchendo a garrafa de vidro com o sangue do anjo e, como ele, suas mentes e corpos começaram a se transformar de maneiras antes inimagináveis.

Na missa final da meia-noite, muitos dos presentes se renderam ao último estágio do processo, envenenando-se voluntariamente, animados pelo conhecimento de que acabariam acordando da morte, cortesia do sangue do anjo.

Perto do final da série da Netflix, descobrimos que Pruitt tinha se envolvido romanticamente com Mildred, e a Dra. Gunning era sua filha biológica. Sua motivação central sempre foi Mildred, que não tinha mais muito tempo neste mundo quando a conhecemos, e sua filha.

Ele não queria que nenhuma das duas morresse e esperava que pudessem viver seus dias eternos juntos como uma família. Mas este milagre iria longe demais. Em vez disso, Pruitt orquestrou um banho de sangue.

Enquanto os pais de Riley e Warren Flynn, Annie e Ed, foram capazes de resistir à fome raivosa que crescia dentro deles, o resto sucumbiu à necessidade de sangue, festejando com selvagem abandono os inocentes que ainda não haviam sofrido mutação enquanto Crockett queimava ao redor deles.

Sem nenhum lugar para se abrigar à medida que um novo dia se aproximava, os moradores da ilha se prepararam para a morte iminente. O anjo, sentindo o nascer do sol, foi avistado indo para o oeste à distância, seu progresso lento e difícil, depois dos danos infligidos em suas asas por Erin Greene.

Apenas Leeza e Warren permaneceram no final, olhando para a cena triste enquanto as cinzas de suas famílias, amigos e outros moradores caíam sobre eles.

“Não consigo sentir minhas pernas”, disse ela, com o silêncio ao redor deles, exceto pelo som da água batendo suavemente no barco a remo de madeira, sua expressão uma concentração de emoções conflitantes, cada uma lutando pelo controle.

Missa da Meia-Noite está agora disponível pela Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.