Controvérsia

Netflix é processada por causa de série indicada ao Emmy

Jogadora de xadrez abriu processo de difamação por conta de O Gambito da Rainha

Nona Gaprindashvili, uma das maiores jogadoras de xadrez do mundo nos anos 1970, está processando a Netflix por conta de O Gambito da Rainha, indicada ao Emmy 2021. Ela entrou com processo de difamação contra a plataforma de streaming.

No episódio final, a protagonista Beth Harmon referenciada por um comentarista de xadrez que diz: “A única coisa incomum sobre ela, realmente, é seu gênero. E mesmo isso não é único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”.

Gaprindashvili entrou com o processo contra a Netflix justamente por conta desse comentário sobre ela nunca ter enfrentado homens na carreira.

“A alegação de que Gaprindashvili ‘nunca enfrentou homens’ é expressamente falsa, além de ser grosseiramente sexista e depreciativo”.

Processo de difamação

Gaprindashvili disse (via THR), que em 1968, ano em que o episódio de O Gambito da Rainha se passa, ela já tinha competido contra ao menos 59 jogadores de xadrez homens.

“A Netflix mentiu descarada e deliberadamente sobre as conquistas de Gaprindashvili com o propósito barato e cínico de ‘intensificar o drama’, fazendo parecer que sua heroína fictício conseguiu fazer o que nenhuma outra mulher, incluindo Gaprindashvili, fez”, alega o processo.

“Acumulando insulto adicional à lesão, s Netflix descreveu Gaprindashvili como russa, apesar de saber que ela era georgiana, e que os georgianos sofreram sob o domínio russo quando fez parte da União Soviética e foram intimidados e invadidos pela Rússia depois disso”, diz o processo.

Um porta-voz da Netflix respondeu o processo:

“A Netflix tem apenas o maior respeito pela Sra. Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que essa alegação não tem mérito e defenderemos vigorosamente o caso”.

O Gambito da Rainha está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.