Polêmica

Round 6: Novo sucesso da Netflix é acusado de plágio

Espectadores alegam que a série copiou filme japonês de 2004

Lançada recentemente, Round 6 se tornou uma das séries sul-coreanas mais populares da Netflix, figurando no topo do ranking de produções mais assistidas em diversos países. Com a aclamação internacional, veio também uma acusação de plágio. Internautas apontaram grandes semelhanças entre Round 6 e “As the Gods Will”, um popular filme japonês com temática parecida.

Em Round 6, 456 pessoas são convidadas a participar de uma misteriosa competição de sobrevivência chamada apenas de Squid Game. Os participantes competem em uma série de jogos infantis tradicionais – mas com reviravoltas mortais – e colocam as vidas em risco em busca do prêmio de 45,6 bilhões de Wons (a moeda da Coreia do Sul). O valor equivale a aproximadamente 40 milhões de dólares.

Apenas um entre os 456 participantes leva a bolada. Nesse cenário marcado por traições, ambição e muitos perigos, todos os concorrentes fazem de tudo para garantir o prêmio. Afinal de contas, o Squid Game só convida pessoas que realmente precisam de dinheiro, o que traz um nível maior de desespero à competição.

O site Yahoo! News revelou tudo que os fãs precisam saber sobre a acusação de plágio contra Round 6 na Netflix; veja abaixo.

Round 6 – Plágio de filme japonês?

Tudo começou quando internautas no Twitter perceberam grandes similaridades entre a série Round 6 e “As the Gods Will”, um popular filme japonês lançado em 2014, que também traz jogos perigosos no centro de sua trama.

Um usuário do Twitter apontou que o primeiro jogo da série usa as mesmas regras e punições de As the Gods Will.

O jogo do filme japonês é o “daruma”, e o de Round 6 é chamado de “Luz Vermelha, Luz Verde”, baseado na tradicional brincadeira coreana “As Flores de Hibisco Floresceram”.

“Em ambos os games, um ‘buscador’ encara uma parede ou árvore por um curto período de tempo, antes de se virar subitamente e tentar capturar qualquer outro jogador que se mova”, afirmou o internauta na rede social.

Ou seja, o jogo se parece um pouco com a tradicional brincadeira de pique esconde, muito conhecida pelos brasileiros.

A diferença entre Round 6 e As the Gods Will é o fato dos jogadores na série levarem tiros, e os do filme terem as cabeças explodidas.

O usuário do Twitter também postou imagens de cenas similares das duas produções, incluindo close-ups de bonecas gigantes, o cronômetro e uma cena em que personagens se salvam no último momento.

Outro jogo de Round 6, que envolve participantes pulando em telhas de vidro, supostamente é inspirado pela versão mangá de As the Gods Will.

Em uma conferência de imprensa, o showrunner Hwang Dong-hyuk falou sobre as acusações de plágio, afirmando que criou a trama de Round 6 muito antes da estreia do filme japonês.

“O primeiro jogo é similar, isso é verdade. Mas não existem tantas semelhanças. Eu produzi a trama de Round 6 entre 2008 e 2009, e na época escolhi o ‘Luz Vermelha, Luz Verde’ como o primeiro jogo”, afirmou o produtor.

Na verdade, Hwang afirmou que “criou a história primeiro”, dando a entender que As God Will é o verdadeiro plagiador.

Round 6 está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.